sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quem é Ele?


O conselho dos antigos era “primum vivere, deinde philosophari”, ou seja: “primeiro viver, depois filosofar”. Apesar do indiscutível acerto da afirmativa, Sócrates opunha um importantíssimo aparte: “uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”. Assim, reflexão antes de viver é um erro, mas viver sem parar para refletir também é. Toda essa peroração é apenas para introduzir para você hoje um desafio: você precisa refletir no que há de mais relevante nesta vida; e o que há de mais relevante nesta vida é responder à pergunta “quem é Jesus Cristo para você?”. Não há nada que careça mais de reflexão do que essa perguntinha simples.

Uma resposta sem reflexão pode ser nada mais do que um slogan, um clichê. Jesus Cristo é meu Salvador. Ok, e o que isso significa? Se isso realmente tem um significado real para você, será que isso é tudo? Se Ele for o seu salvador, apenas, quem é o senhor de sua vida? Por outras palavras, se Jesus for apenas aquele que resolveu o seu problema com a morte eterna, quem é que comanda suas escolhas e suas atitudes hoje? Você fica com as boas novas mas rejeita os mandamentos?

Há quem se relacione com Jesus como um aluno em relação ao professor. Para esses, mais cedo ou mais tarde chega a hora da depressão profunda, porque percebem que o professor erigiu um padrão de perfeição absolutamente impossível de alcançar. De fato, se era difícil ser um homem temente a Deus segundo a justiça dos fariseus, que haviam estipulado mais de 600 regras apenas para determinar o que é transgressão ao mandamento da guarda do sábado, ser um homem temente a Deus segundo Jesus é ainda mais difícil. Para os fariseus, adulterar era ter relações com alguém que não é seu marido ou esposa e matar era tirar a vida de alguém; para Jesus, contudo, o pecado acontece dentro da cabeça, antes mesmo de virar uma ação, quando você deseja alguém que não é seu consorte ou quando acalenta o ódio em relação ao outro. “Pois eu vos digo, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus” (Mateus 5:20). Se você não se relacionou com o Jesus Salvador antes de tentar se relacionar com o Jesus Professor, Mestre e Exemplo de conduta moral, você vai acabar desesperado e gritando com o Paulo de antes do evangelho: “miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24)

Há pessoas para quem Jesus é alguém a quem ofendemos quando fazemos coisas erradas, alguém que fica triste quando escorregamos e de quem se deve lembrar apenas nessas ocasiões. Esse Jesus vai viver triste, coitado! Para outros, Jesus não passa de um homem evoluído cujos ensinamentos radicais são dignos de estudo. Há quem conheça o Jesus esquálido e derrotado do crucifixo mas não esteja familiarizado com sua imagem triunfante sobre um cavalo branco ou sobre um trono, que inspirou Handel a compor seu famoso Aleluia.

Senhor. Salvador. Mestre. Exemplo. Inspirador. Santificador. Transformador. Mantenedor. Advogado. Rei... Se a imagem de Jesus não for um todo multifacetado em que cada feição tem um significado profundo para você, amigo, eu repito: você precisa parar e refletir. Sua vida está em jogo.

Nenhum comentário: