sexta-feira, 8 de junho de 2012

Endividamento


A economia anda titubeando e a solução encontrada pelo governo é estimular o consumo. Como tudo tem sua contrapartida, os especialistas começam a agitar os braços e gritar contra os perigos do alto endividamento da sociedade, que é de cerca de 42% no Brasil. Há quem coloque panos quentes dizendo que nos EUA são 110%, portanto temos margem pra mais dívidas, mas não há dúvidas de que quanto mais endividada é uma nação, mais vulnerável ela é a um colapso sistêmico. Pior mesmo estou eu, endividado em algo como 7.000.000.000%.

Fui notificado dessa cifra estratosférica por outro amigo igualmente endividado, o apóstolo Paulo: “Eu sou devedor, tanto a gregos, como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes” (Romanos 1:14).

Conforme o comentário de Oswald Chambers, Paulo está dizendo: “sou devedor de cada pessoa na face da Terra por causa do evangelho de Jesus; sou livre para ser um escravo, unicamente”.

O fato é que Jesus Cristo Se fez meu credor ao pagar meu débito na cruz. Ato contínuo, sub-rogou cada ser humano da face da Terra como seu procurador, de modo que a dívida deve ser paga a cada um deles. Qualquer um? Sim, qualquer um, sábio ou ignorante, civilizado ou rústico, rico ou pobre, jovem ou velho. Isso inclui, decerto, o sujeito que anda a 20 km/hora na faixa da esquerda com o carro que ostenta o adesivo “é velho mas tá pago”. Inclui também a madame na Santa Fé branca parada em fila dupla na porta da escola. Isso inclui o brutamontes que usa os cotovelos para abrir caminho metrô lotado adentro e o jornaleiro que não responde ao meu bom dia. O pitboy e o seu perfeito oposto. Meu filho mais velho e o Carlinhos Cachoeira.

Há certas coisas que absolutamente não cabem na relação com um credor: indiferença e arrogância, por exemplo. E pagar a dívida significa tornar o outro um devedor também, comunicando o evangelho a ele.

Que dura mensagem! Devemos ao mundo inteiro! Aí você pode falar: sejamos caloteiros! Se eu pagar essa dívida descomunal ficarei muito pobre. Bem, saiba que são bem aventurados os pobres, porque deles é o reino dos céus (Mateus 5:3).

Um comentário:

Anônimo disse...

Não seje demasiadamente justo deixe na mão do Senhor e tudo ele fará..