sexta-feira, 1 de junho de 2012

De quando meus heróis mudaram de aparência


E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.
Hebreus 11:39 e 40

Como muitos outros espinhudos adolescentes, eu fui um grande aficcionado por histórias em quadrinhos. Gastava todo o dinheiro que me caía nas mãos em revistas do Batman, Homem Aranha e Cia. Eu vibrava com as histórias seriadas, comprava as minisséries, as graphic novels, lia tudo o que era publicado nos jornais a respeito de personagens, autores, desenhistas, tudo...

Os heróis povoaram minhas fantasias durante muito tempo. Wlverine, X-Men, Quarteto Fantastico, Novos Titãs e outros tantos vieram substituir heróis de mais tempo, que eu lera nos livros juvenis, como Dartagnan, Rolando, Lancelote, Rei Arthur, Capitão Tormenta...

Mas um dia peguei na biblioteca da faculdade “Os trabalhadores do mar”, de Victor Hugo, que conta a incrível saga de Gilliat, um pescador órfão, caladão, sorumbático, que por amor a uma beldade de sua vila vai até um rochedo em alto mar e resgata intacto o motor do barco a vapor do pai da dita cuja, que havia naufragado ali. Uma façanha incrível, contada com detalhes e poesia. Quando fechei o livro passei um bom tempo meditando na história e acabei concluindo que Gilliat, esse sim, era um herói de verdade, pois não tinha nenhum super poder, apenas determinação e sagacidade, capazes de vencer os maiores obstáculos. Aquilo é que era herói!

Com essa conclusão, senti que estava amadurecendo. Disse para mim mesmo: você sabe que está amadurecendo quando seus heróis mudam de feição. E os meus estavam diferentes. Os coloridos, de capa, encapuzados, com superpoderes e abdômen tanquinho iam para um segundo plano e pessoas de carne e osso como o Eugênio, de “Olhai os Lírios do Campo” e Lievin, de “Ana Karenina” tomavam o lugar sob as luzes da ribalta.

Mas a pessoa que amadureceu em mim para mudar os meus heróis provavelmente continuaria para sempre trocando seus heróis e referências não fosse o meu eu espiritual começar a amadurecer também, no tempo em que Deus me tocou. Assim como o vento, que não sabemos de onde vem nem para onde vai, comecei a perceber que estava admirando pessoas diferentes outra vez. Não mais homens capazes de vencer as forças da natureza, não mais homens capazes de intelectualmente vencer seus problemas interiores, mas gente como a que está estampada no "rol da fama" de Deus, em Hebreus 11, ou seja, gente que pela fé oferece a oferta certa, que alcança testemunho de haver agradado a Deus, que constrói barcos no meio da terra seca só porque Deus disse que choveria, que sai da sua casa e peregrina sem destino certo porque Deus disse que o levaria a uma terra onde sua descendência (ainda inexistente) seria a benção de todas as nações, que é fiel a Deus mesmo sob o risco de morte numa terra estranha, enfim, gente como Abel, Enoque, Noé, Abraão, José e Cia. que "foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andavam vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados, errantes pelos desertos e montes e pelas cavernas da terra"? (vs. 37/38).

Meus heróis mudaram de rosto e dessa vez definitivamente. Aprendi a admirar profundamente os feitos daqueles homens e mulheres, e as histórias que eu conhecia desde criança se revestiram de novos contornos, novos encantos... E, por sentir que alcançara a maturidade de haver eleito heróis realmente dignos de serem imitados e venerados, pasmei com o que Deus prometeu para mim. Ele prometeu coisas ainda melhores a meu respeito!

Passei muito tempo sonhando em ter uma capa e um poder sobrenatural para vencer bandidos, mas com o virar das páginas da minha história pessoal descobri coisa muito, muito melhor. Descobri o potencial de alcançar a promessa que moveu aqueles gigantes na fé, a promessa que eles apenas saudaram de longe. Descobri em Deus a fonte do poder para me tornar um herói à imagem e semelhança dos heróis mais dignos de admiração que este mundo já viu.

Enquanto eu louvar a Deus por isso, sei que meus heróis não mudarão mais de aparência. Que assim seja! 

Nenhum comentário: