sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O teste do discipulado: questão 2

No canto escuro do ringue, nós temos este oponente: "Subirei até o céu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei lá longe, no Norte, no monte onde os deuses se reúnem. Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo” (Isaías 14:13 e 14).
No corner oposto, este aqui: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz (Filipenses 2:5-8).
O absurdo contraste entre Jesus e Satanás é extremamente pedagógico a respeito dos dois paradigmas que se apresentam como opção para mim e para você.
Craig Groeschel, dirigindo-se a uma plateia com milhares de pastores e líderes de igrejas, afirmou algo mais ou menos assim: “Tudo depende do que você quer. Se o que você quer é ser melhor do que os outros, então os outros são os seus inimigos e você vai agir de modo a diminui-los deliberadamente. Se o que você quer é ganhar uma reputação, escrever o seu nome na História, ficar para a posteridade... então os outros são seus adversários (porque a História não tem espaço pra muita gente...) e você vai fazer coisas que engrandeçam o seu nome. Agora, se o que você quer é servir, então os outros são cooperadores do Reino e mais do que o seu nome, o que será exaltado no seu ministério é o nome de Cristo Jesus”.
Porque esse é o efeito de “esvaziar-se”, “abrir mão” de suas prerrogativas. “Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos” (Filipenses 2:9 e 10). Porque se esvaziou, Jesus foi honrado. Mas Ele não se esvaziou para ser honrado, isso Ele já era antes de Se esvaziar. Ele se diminuiu para servir e para salvar!
Você é capaz de cantar com os Arrais: “Torne meu sofrimento em testemunho/Me esvazie de mim e deste mundo/E que o meu nome morra com meu corpo/ e que o de Cristo permaneça em tudo”? (canção “Oração”)
Ou isso ainda lhe parece radical demais e você fica desconfortável com essa perspectiva?
É natural que fique. Mas o grau de energia com o qual você persegue o aplauso, a admiração e o respeito que você merece são um ótimo termômetro do quão de perto você tem seguido a Jesus Cristo.
Se você é discípulo dEle, se está tentando seguir Suas pegadas e imitar Seu exemplo, lembre-se: Jesus é do tipo que Se rebaixa. Do tipo que Se esvazia. Do tipo que abre mão. Do tipo que Se curva e não esperneia se, para levantar quem está caído, Ele precisa ser como um caído também.
Porque a humildade é a segunda característica do teste do discipulado.

Nenhum comentário: