sexta-feira, 29 de abril de 2016

Onde estamos?

Hoje quero me apropriar das palavras de outra pessoa. Mais precisamente, das palavras de Ty Gibson, pastor em Eugene, Oregon (EUA), e codiretor da Light Bearers. A Adventist Review perguntou: "Onde você, pessoalmente, acredita que a Igreja Adventista está no fluxo da profecia bíblica?" Esta é a resposta:
"Profeticamente, a Igreja Adventista está na convergência entre a identidade do “remanescente” [Apocalipse 12:17], com todo o seu potencial latente, e a identidade de “Laodiceia” [Apocalipse 3:14-22], com toda a sua cegueira da autoilusão.
O adventismo é um gigantesco potencial não realizado! 

O problema é que, como povo, vivemos debaixo da ilusão persistente e autoinfligida de que “estamos terminando a obra”. Imaginamos que se apenas falarmos alto o bastante e com o alcance necessário, se tivermos o programa ou o mecanismo correto, se tivermos as maiores redes de televisão, então nossa missão será concluída. Assim, com nossos olhos de Laodiceia, supomos que temos simplesmente um problema de logística, e nunca nos ocorre que podemos ter um problema fundamental de conteúdo.
Há apenas uma coisa que pode ser feita para levar adiante a missão do adventismo. Precisamos refazer nossos passos históricos e voltar ao lugar onde vimos a luz pela última vez. E vimos a luz pela última vez quando a profetisa a este movimento morreu apelando para que o evangelho da justificação pela fé fosse plenamente incorporado à nossa construção doutrinária, nossos métodos missionais e nossos sistemas eclesiásticos.
[seguem vários exemplos de citações de EGW que endossam essa ideia]
Nossa situação atual é dupla: (1) As vozes estridentes à direita [isto é, ‘ultraconservadores’] têm redefinido “justiça / justificação pela fé” como “vitória sobre o pecado” e “obediência à lei”, colocando a ênfase e a responsabilidade sobre o agente humano. Essa é simplesmente uma versão atualizada da orientação egocêntrica e legalista que Deus tem buscado corrigir no adventismo desde 1888. (2) As vozes estridentes à esquerda [isto é, ‘liberais’] têm reagido ao legalismo à direita meramente desprezando ou negando doutrinas adventistas fundamentais ao adotarem um sentimentalismo vazio que erroneamente chamam de “graça”. E assim balança o grande pêndulo adventista!
O que precisamos urgentemente é de uma visão do evangelho que seja ricamente compreendida à luz da doutrina e da escatologia adventista [e uma doutrina e escatologia adventista compreendidas à luz do “evangelho eterno”, Apocalipse 14:6]. Quando isso acontecer, o impulso teológico que costumamos chamar de “alto clamor” tomará forma, e através dele toda a Terra será “iluminada” com a “glória” do caráter de Deus, derrubando assim (ou provocando a “queda”) das imagens distorcidas sobre Deus promovidas por “Babilônia” (Apocalipse 18:1-4)."
Amém.

Nenhum comentário: