sexta-feira, 23 de outubro de 2015

XV anos

Quando eu era criança, o universo adulto me parecia extremamente chato e desinteressante porque, com raras exceções, os adultos me pareciam chatos e desinteressantes.Aí eu me tornei um adulto e percebi que é isso mesmo.

Antes, porém, na adolescência, já antevendo que aquele poderia ser meu fim, eu ouvia a canção XV anos, do Ira! no repeat até cansar e pensava: vou estocar muita tinta colorida dentro de mim, pra quando o cinza modorrento da fase adulta chegar eu ter com que colori-lo. E me apliquei exemplarmente a essa tarefa. Penso que fui relativamente bem sucedido nela, tive anos incríveis. 

Assim mesmo, é inevitável você se perguntar se sua vida é um sucesso. E isso é uma porta aberta para a amargura. Amargura porque a resposta pode ser não, sua vida não é um sucesso. Aquilo que você perseguiu durante dez, quinze, vinte anos, bem, você não chegou lá. Ou porque a resposta pode ser sim mas aí você se dá conta que perseguiu algo que não preenche e sacrificou na busca o muita coisa valiosa. Nesse caso você pode estar olhando para o lado, para amigos que não tiveram o tipo de sucesso que você alcançou e que parecem lidar bem demais com aquilo e se pergunta: será que eu estive correndo atrás do vento? Aquilo que é para mim fonte de orgulho, de onde tiro meu senso de dignidade e de valor, seria uma ilusão?

Não sei se tempos de crise são mais propícios para balanços dessa sorte, mas sei que para todo lado que olho a angústia parece ter se instalado em maior ou menor grau, as relações parecem estar abaladas e o que antes era ou parecia ser união está agora se esgarçando e virando pó.

Pergunto aos da minha geração: estamos nos tornando os adultos amargos que nos davam calafrios? Foi esse o profundo e fantástico conhecimento que adquirimos?

Talvez a crise seja o momento ideal para fazer como o cara da canção e voltar a ter 15 anos, voltar a ter aquele tipo de amor pela vida. Sem reproduzir o verso da canção "vivendo e não aprendendo". Talvez seja o momento - porque nunca é tarde para ele - de redescobrir o que é vida. Vida em abundância. Vida de quem se sabe salvo em Cristo Jesus. Vida de quem sabe que a vida é valiosa, custou tudo para Ele. Vida de quem se aliou ao que é eterno para fazer as coisas perenes aqui também.

Talvez o momento seja propício para decidir passar a correr atrás das coisas certas. E suplicar ajuda para conseguir fazer isso é só isso.

Nenhum comentário: