sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Como você deve gritar

Caravanas cortando o deserto caminhavam esparsadamente, os grupos guardando uma certa distância uns dos outros a fim de multiplicar as chances de encontrar água. Quando um grupo encontrava, gritava chamando os demais. É essa a imagem que Apocalipse 22:17 quando diz: "O Espírito e a noiva dizem vem, e quem ouve diga vem.Quem tiver sede venha, e quem quiser beba de graça da água da vida"

Quem acha água precisa necessariamente gritar chamando os outros. É a dinâmica estabelecida pelo Mestre. Sigam-me. Provem da água da vida. Agora vão e façam discípulos.

Mas não é só gritar. Aqui a ilustração se descola da realidade. Existe um método envolvido nisso.

Alguns cristãos, preocupados em tirar cinco na prova e passar de ano, aplacam a consciência distribuindo uma vez por ano uns livros na vizinhança sem contato pessoal algum com os presenteados, jogando o livro por baixo da porta do apartamento, por assim dizer. Há os que confiam que o "vem!" será dado pela TV ou pela Internet. Outros se preocupam em levar o potencial discípulo até o templo e, se a pessoa "gostar", oferecem um estudo bíblico, uma transmissão fria e puramente intelectual de grandes verdades.

Ok, tudo isso pode ter seu valor, mas se você quiser cumprir a missão dada pelo Mestre deveria usar as ferramentas que Ele usou. “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: ‘Segue-Me’.” (Ellen G, White, A Ciência do Bom Viver, p. 143). 

É relacional. Requer tempo. Requer amor e disponibilidade. 

Pense nisto: nosso método envolve o interessado "aceitando Jesus", experimentando uma revolução comportamental e então integrando nossa comunidade. Jesus fazia o exato contrário. Primeiro integrava e aceitava, no relacionamento com Ele a pessoa estabelecia um relacionamento com Deus e só então as mudanças comportamentais apareciam.

"Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito". Unicamente.

Um comentário:

Karini Rocha disse...

Amem! Como é bom a revelação do Espírito, muitos hje nas denominações nao entendem quem pregamos com nossa vida nao com palavras, e pra o de fora ver isso deve haver relacionamento.