sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Abrindo os olhos para ver

"E Eliseu orou, e disse: Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo e redor de Eliseu" (II Reis 6:17).

Há uma realidade invisível ao nosso redor e ela é magnífica. Se a pudéssemos ver, jamais trataríamos qualquer instante da vida que nosso Deus nos dá como banal. Me envergonho quando contrasto a forma alegre com que tantas vezes ignoro essa realidade com a atitude daqueles que não podem ignorá-la.

Apocalipse 4 descreve o trono de Deus no centro do Universo. Ele diz que ao redor de Deus há quatro seres, chamados em outros cantos da Bíblia de querubins, e também há 24 homens, ou anciãos. Eles estão pertinho de Deus, e o que fazem? Os querubins "proclamam sem cessar: 'Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, Aquele que era, que é e que há de vir!'" (Apocalipse 4:8). E o que fazem os tas 24 anciãos? "Eles lançam suas coroas diante do trono e declaram: 'Nosso Senhor e nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porquanto tu és o Criador de tudo e, por tua soberana vontade, tudo o que há, foi criado e veio a existir'" (v. 10 e 11).

E eis que aparece na cena Jesus Cristo. Ele assume a forma de um Cordeiro, Ele morre, Ele ressuscita. Então os 24 anciãos começam a cantar exaltando Jesus pelo fato de haver comprado homens "de toda tribo, nação, língua e povo(5:9). O que João presencia então é impressionante.

"Então reparei e também ouvi a voz de grande multidão de anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos... eles proclamavam em alta voz: 'Digno é o Cordeiro de receber a plenitude do poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!'  Em seguida, ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra e no mar e tudo o que neles há que exclamavam: 'Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor ,a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!" (Apocalipse 5:11-13).

Aqueles que estão frente a frente com a glória não fazem outra coisa senão louvá-la. E eu que, como o moço de Eliseu, dou crédito excessivo ao que meus olhos vêem, louvo pouco, louvo mal, bocejo, perco oportunidades de me juntar aos que louvam.

Nós não sabemos de nada, meus amigos. Nada.

Que isso mude!


Nenhum comentário: