quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O quadro na parede - visão

Portanto, amigos, e para ser mais explícito: se a igreja fosse uma empresa e tivesse um quadro na parede com a missão, a visão e os valores, a missão seria: Ir e fazer discípulos, ensinando-os e batizando-os em nome do Pai, do  Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:18 e 19). 

Numa empresa há diversos departamentos. Contabilidade, RH, Jurídico, Marketing, Comercial, Produção, etc. Cada um deles desempenha tarefas muito diferentes das dos demais, e, no entanto, todos estão - ou deveriam estar - trabalhando para um fim comum. A missão da empresa determina que fim é esse.

Bem, a igreja é constituída de pessoas com dons muito diversos, mas todos, sem exceção, deveriam estar trabalhando para o fim de fazer discípulos. Todos.

Mas a missão é só uma parte do quadro na parede. Segundo a matéria que consultei, "a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos" (Rogério Ramos).

Se é assim, qual poderia ser a visão da igreja de Cristo? Se encontramos a missão na Bíblia é lá que devemos procurar a visão também. Para mim está claro que tudo teria que começar aqui:  "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" (João 13:35). Afinal de contas, a igreja prega o evangelho do reino, ou seja, essa mensagem de amor e inclusão, "em testemunho a todas as gentes" (Mateus 24:14), ou seja, vivendo uma vida de valores diferentes na frente das pessoas, se relacionando com elas, entrando no caminho delas como Cristo, o Mestre, fazia.

Tristemente, contudo, a imagem que os outros fazem da igreja cristã tem pouco ou nada a ver com isso, com raras e fantásticas exceções. 

É que as pessoas não estão lendo o quadro na parede. Ou estão escrevendo outras coisas por cima dele.

Nós temos o norte. Nós temos o vento soprado pelo Pai a nos empurrar. Nós temos tudo de que carecemos para ser aquilo que fomos criados para ser. Se não somos, se não vamos para lá, estamos fracassando.

Nenhum comentário: