sexta-feira, 31 de julho de 2015

O quadro na parede - missão

Acho que foi a partir dos anos 90 que se tornou modinha nas empresas pendurar quadros na parede com a missão, a visão e os valores da corporação. Num mercado com produtos e serviços cada vez mais padronizados, qualquer esforço para fazer cada subalterno ter ao menos uma centelha da visão e do sentimento que os fundadores ou sócios da empresa tinham a seu respeito tinha o potencial de servir de diferencial definitivo.

É claro que em muitas organizações a coisa não passa disso: um quadro na parede. É comum encontrar-se empresas em que a cultura arraigada é uma negação constante do que está escrito ali. Mas isso não parece ser um problema, o ser humano de há muito se conformou com a incoerência e a tal ponto que muitas vezes se sente é desconfortável num ambiente diferente disso.

Como as empresas, há muitas igrejas por aí. Você pode acreditar que o que as diferencia são suas doutrinas, mas o "mercado" a ser alcançado não tem muito clara essa distinção, pra ele é tudo igual, como os fabricantes de biscoito que usam farinha tipo A e os que usam farinha tipo B. Não só eles, mas os empregados dessas empresas não sabem necessariamente o que as distingue nem o que eles estão fazendo.

Como o sujeito que passou por um canteiro de obras na idade média e perguntou "o que você está fazendo?" a três operários. O primeiro, achando a pergunta idiota, disse que estava assentando tijolos. O segundo disse que estava erguendo uma parede, mas foi só o terceiro que respondeu: "estou fazendo uma catedral".

A igreja é nosso canteiro de obras. O que os operários vão responder? Será que os mestres de obras têm uma visão clara do projeto completo?

Uma resposta possível poderia ser: estamos louvando e engrandecendo o nosso Deus. Mas... é essa nossa missão? Ou isso seria uma consequência de estarmos desempenhando a missão? É "cultos bonitos" que Deus pede? O que diz o quadro que Ele pendurou na nossa parede?

Acho que você precisa encontrar na Bíblia a missão da sua igreja, mas se ela for muito diferente de Mateus 28:18-20 suspeito que os seus "cultos bonitos" ou o que quer que você entenda ser a missão de sua igreja são aceitos por Deus com o mesmo sentimento que Ele aceitava os sacrifícios daqueles nossos antepassados (Amós 5:21-24). 

Tragédia à vista.

Nenhum comentário: