sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O quadro na parede - valores

Nosso quadro está quase pronto. A missão: "fazer discípulos de todas as tribos, vivendo ao lado deles, testemunhando do evangelho do Reino, batizando e ensinando". A visão: "Ser uma comunidade que se ama e que ama os de fora com o mesmo amor demonstrado pelo CEO e fundador, Jesus Cristo, incluindo, recusando-se a abrir mão de seus princípios e levando adiante a mensagem que nos foi confiada". 

Eu poderia adicionar mais uma linha à visão: "ser o terror da concorrência". Porque as portas do inferno não prevalecerão contra essa nossa empresa (Mateus 16:18).

Mas, para o quadro estar completo falta enumerar os valores, aqueles conceitos que a organização usará para atingir sua missão e sua visão.

Olhando mais uma vez para a Bíblia, sugiro os seguintes: 1. Dependência integral do CEO e fundador; 2. Respeito estrito ao manual de operações, a Bíblia; 3. Humildade; 4. Senso de urgência; 5. Foco nas pessoas, e não nos programas; 6. Inclusão; 7. Cooperação; 8. Serviço; 9. Visão holística do ser humano (atendendo às necessidades materiais, sociais, afetivas e espirituais); e 10. Amor, é claro.

Agora que já temos o quadro com a missão, a visão e os valores da igreja, só falta uma coisa: a parede. 

Porque a igreja não é um prédio. A igreja não é o que acontece enquanto pessoas estão reunidas em um edifício. A igreja é pessoas, onde, como e quando elas estiverem, juntas ou separadas, tomando parte em atividades de culto ou na mais profana e prosaica delas. 

Ok, seria bom ter um quadro assim na parede do templo, mas precisamos desse quadro incrustado em nosso coração e consciência antes de mais nada. Sob pena de estarmos construindo qualquer organização ou clube, mas não A IGREJA.

Nenhum comentário: