sexta-feira, 3 de julho de 2015

O que Deus quer pra sua vida?

Dirigindo para o trabalho, ouço Laura Morena cantar "tudo que eu sei é nada/ e há beleza em não saber/ cria em mim necessidade/ de buscar reconhecer/ a vontade de Deus".

Abro meu e-mail ou o whats app e há alguém perguntando como pode descobrir o que deve fazer numa encruzilhada ou numa situação aflitiva.

Chego na livraria e dou com uma promoção de um livro chamado "Descontentamento santo: frustrações que impulsionam à mudança de vida" (claro que comprei, especialmente porque é do Bill Hybels, mas só empresto depois de ler).

Comentando com um amigo minhas próprias frustrações ele comentou a conversa que teve com o diretor de um curso de pós-graduação em teologia. Para reconhecer a vontade de Deus, disse ele, é preciso estar atento a três sinais: 1. as portas se abrem? 2. você não precisa fazer um enorme esforço para convencer pessoas-chave (por exemplo, seu cônjuge) do acerto dessa visao? e 3. você fica em paz quando imagina os resultados possíveis desse passo?

Um de meus autores preferidos, Morris Venden, dedicou todo um livro a esse assunto. "Como conhecer a vontade de Deus" lista oito passos: 1. deixe sua vontade de lado (começou difícil); 2. não se deixe guiar pelos sentimentos; 3. estude a palavra de Deus para saber se há alguma revelação clara sobre sua dúvida; 4. esteja atento às portas que se abrem; 5. consulte amigos que levam as coisas de Deus a sério; 6. ore muito; 7. tome uma decisão sem esperar que um raio caia do céu e 8. prossiga em sua decisão a despeito de uma ou outra porta se fechar na sua cara posteriormente.

Evidentemente essa tarefa de buscar ouvir a voz de Deus carrega uma alta carga de subjetividade. Tem a ver com impressões, coincidências e vontades que não largam você. Coincidências como esta que, além de todas as referências que já mencionei acima, ao abrir meu livro para ler ontem à noite, dou com esta citação de F. B. Meyer: "As impressões de Deus através de Sua Palavra e as impressões que Ele te dá fora de Sua Palavra sempre são corroboradas por Sua providência ao redor, e nós devemos aguardar em silêncio até que estes três elementos foquem em um só ponto. Se você não sabe o que deve fazer, fique parado até que estes três elementos coincidam. E quando chegar a hora de agir, as circunstâncias, como vaga-lumes, vão brilhar em seu caminho; e você terá tanta certeza de que está certo, quando três testemunhas de Deus concordam, que você não poderia estar mais certo se um anjo acenasse para você".

Sobretudo, se você chegou a uma encruzilhada ou se há uma vontade louca que não larga você e te acorda no meio da noite, depois de aplicar todas essas dicas, aplique também o conselho que mais vezes se repete na Bíblia: não temas, crê somente.

Um comentário:

Sandra Fortes Olveira disse...

Maravilhoso teu texto que o Eterno continue te abençoando!#shabatshalom