sexta-feira, 17 de julho de 2015

O que Deus quer pra sua vida? parte 3

Eu havia até prometido a um amigo que mudaria de assunto hoje, mas durante toda a semana não pude espantar a impressão de que havia uma lacuna em minha abordagem do tema "como saber qual é a vontade de Deus para minha vida?"

Mencionei a direção da Bíblia, a opinião de pessoas piedosas, as impressões que a leitura da Bíblia provoca, as portas que se abrem e outros elementos que nos ajudariam a ter convicção de para onde ir, mas há dois elementos que não podem ser ignorados.

O fato é que Deus pode usar muitas maneiras de chamar sua atenção e passar os recados e sinais que Ele quer que você veja e escute, mas chega um momento em que tudo isso se afunila num gargalo para chegar até você e esse gargalo é a sua mente. Deus só pode se comunicar com você através de seu cérebro. Se você quer realmente conhecer a vontade de Deus para você, devia começar a se preocupar em manter essa maravilhosa antena com a qual Ele equipou você desobstruída, limpa e direcionada para Ele.

Não preciso mais fazer grandes contorcionismos retóricos para convencer você de que o estado geral de seu corpo afeta sua mente, a ciência é bastante conclusiva a esse respeito. A Bíblia afirma que nosso corpo é o templo do Espírito Santo, devemos zelar pelo templo assim como Jesus zelou pelo templo naquele episódio dos cambistas. Deus traçou em Sua Palavra um estilo de vida que favorece o bom funcionamento do seu corpo e, por tabela, de sua mente. Isso envolve o ar que você respira, o quanto de luz solar a que você se expõe, a comida que você come, o que você bebe, o quanto você ingere água, o quanto seu corpo descansa (diariamente e semanalmente), o quanto você se exercita, com quem e como você se relaciona, o quanto você confia nEle... 

É todo um estilo de vida. E há uma razão para ele estar erguido na Bíblia como modelo. É para que você e eu o imitemos e estejamos aptos a conhecer a vontade dEle quando a encruzilhada aparecer, quando bater em você uma vontade louca de seguir um rumo inusitado e inesperado.

O segundo elemento que me faltou mencionar é a obediência. Se você conhece a vontade de Deus mas em certos aspectos simplesmente a ignora, simplesmente opõe apartes a ela, simplesmente deixa a sua vontade - que é diferente da dEle - prevalecer, como pode pretender ouvir a voz dEle? "Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica sua vontade" (João 9:31). Faz sentido, não faz?

Se há uma inquietação crescente em seu coração e você quer saber se ela vem de Deus, ocupe-se de estar plenamente apto a ouvi-lO e viva.

Nenhum comentário: