sexta-feira, 2 de maio de 2014

Um arco defeituoso

Na hora do perigo ou quando dá tudo errado, você corre automaticamente para o lugar onde costuma se sentir seguro. Quando o rei Josafá se viu cercado por um gigantesco exército, imediatamente convocou o povo todo para orar a Deus, mostrando que sua confiança não estava em seus generais ou no seu maquinário de guerra, e sua oração tem me inspirado ao longo dos anos. "Nós não sabemos o que fazer, mas nossos olhos estão postos em ti" (II Cro. 20:12), disse ele. 

Para onde vai o seu primeiro olhar quando há um grande exército à sua volta? Quando o saldo da conta é insuficiente, quando o resultado do laboratório é sinistro, quando seus relacionamentos parecem estar ruindo de podre? 

Em Oseias 7:16 há uma descrição da atitude da esmagadora maioria do povo de Israel: "procuram ajuda em toda parte, porém não olham para o céu, para o Deus Altíssimo. São como um arco defeituoso que nunca acerta o alvo".

Curiosamente, um dos significados da palavra "pecado" no hebraico é justamente "errar o alvo". Mais cedo ou mais tarde (e geralmente é bem cedo) a gente descobre que falha em obedecer a lei de Deus, a gente se descobre insuficiente para enquadrar-se no que ela pede. A gente erra o alvo. A gente peca. A gente precisa de salvação.

Em Oseias descubro que a falta de confiança é um tipo de pecado. Ou melhor, de ato pecaminoso, ou seja, de externalização do pecado que já está dentro de você. Afinal, se você não investe no relacionamento com Deus, se você não passa seu tempo livre com Ele para depois descobrir que também pode passar o tempo não livre com Ele, quando o grande exército chega é para outro lado qualquer que você corre em busca de auxílio. E estar longe de Deus é outro sinônimo da palavrinha que traduzimos simplesmente como pecado.

Não tem problema se você recorre a Ele só quando tudo o mais falha, desde que aprenda a lição e não saia mais da presença de Quem pode resolver as coisas. Mas se neste instante não há grandes exércitos à sua volta, saiba que um dia eles vão chegar. Para onde irá seu primeiro olhar nesse dia?

Nenhum comentário: