sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ele tudo fará (menos aquilo que você não fez)

O pastor Danny Bloye conta em It's personal que foi visitar um pastor mais velho com uma pergunta que latejava em sua cabeça: como cumprir com as obrigações de um pastor dedicado ao seu ministério e não perder sua própria família? Eram tantas reuniões, tantas visitas a fazer, tantos atendimentos a qualquer hora do dia ou da noite que sentia sua relação com a esposa cada vez mais distante e formal, e que era pouco mais que um estranho para seu filho. A resposta do seu conselheiro foi: Deus nunca prometeu suprir prioridades negligenciadas.

O cristão corre o risco de entender errado o Salmo 37:5, com sua poderosa mensagem de confiança em Deus: Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará, ou o mais Ele fará. E aí ele pode juntar essa afirmação com estas palavras de Jesus: quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim e pronto: está aberto o caminho para alguém lamentando no leito de morte as prioridades que elegeu na vida.

Se o Salmo 37:5 não significa que Deus vai fazer de conta que você deu primazia para o que é vital e num passe de mágica eliminar as consequências de sua negligência, o que ele quer dizer? Bem, ele quer dizer que você pode descansar porque a parte de Deus será feita. Não a sua. Ele quer dizer que, se o reino de Deus é a prioridade número 1 da vida, você precisa colocá-la no centro de cada dia seu, mas isso não significa que as prioridades números 2 e 3 vão cuidar de si próprias.

A pergunta seguinte é: minha esposa e meus filhos são prioridade sobre as reuniões, as visitas e as outras coisas boas? A orientação da Bíblia é para os maridos amarem suas esposas e para os pais educarem seus filhos no caminho em que devem andar. Amar e educar no caminho (não "o caminho", mas no caminho) pressupõe tempo, empenho e sacrifício de outras coisas. E embora Deus haja chamado alguns para deixarem tudo, inclusive a família, esta é claramente a exceção à regra. O filet mignon do seu tempo deve ser votado ao que é seu ministério mais importante, sua família, e apenas havendo cada membro dela tido suas necessidades emocionais e espirituais supridas é que você deve se preocupar com outros.

E, no entanto, há tantos que estão negligenciando as prioridades números 2 (cônjuge) e 3 (filhos) por coisas ainda menos nobres que o trabalho de Deus. Dinheiro e sobrevivência, por exemplo. Exatamente as coisas que Deus diz: não andeis ansiosos quanto a isso, eu sou o seu pastor, vou suprir essas coisas...

Repense sua escala de valores. Não há nada mais triste do que o arrependimento pelo que se negligenciou a vida inteira.


Nenhum comentário: