terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sim!

Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.
Números 13:30

O telefone tocou e do outro lado da linha alguém me chamando por um nome que ninguém usava havia uns dezesseis anos, fazendo mistério pra ver seu eu adivinhava quem era.

- Quem?! eu havia escutado certo: Robson Tatimoto. De que tumba ele teria saído? Estudei com ele até acho que a sétima série do fundamental e depois nunca mais havia ouvido falar dele. Disse que encontrou alguém daquele tempo longínquo e logo foram trocando informações sobre os colegas com quem mantinham ainda algum contato e a vontade de ver o povo foi crescendo e os contatos foram acrescentando pessoas e em cinco dias recebi ligações de uma porção de gente que até então era apenas uma lembrança amarelada num baú bem guardado. Fizeram uma página na Internet pra colocar fotos, começou uma corrente de e-mails nostálgicos e desse jeito eu fui mais uma vez transportado para os idos de 1986, 1987.

Pensar no assunto me liberou endorfinas suficientes para muitos dias. Relembrei rostos, vozes, fatos, músicas e sensações gratas. Entre tantas lembranças, contudo, veio a de uma dessas colegas que acabou coincidentemente, depois do intervalo do ensino médio, fazendo faculdade comigo. A gente nunca tinha sido muito próximo e no dia em que toquei no assunto de nosso passado em comum na frente de outros colegas da faculdade, ela se pôs a contar aos outros as exóticas normas da escola em que havíamos estudado. Enumerou milhões de "nãos", alguns dos quais eu nem lembrava mais. Falou da saia que tinha de usar, da proibição do uso de adornos, da ausência de carne na dieta, dos rígidos padrões morais, das aulas de religião e mais uma penca de coisas, tudo como se tivesse sobrevivido ao inferno.

Fiquei decepcionado e jamais voltei a tocar no assunto com ela. Diferentemente da impressão que lhe ficou, para mim eu não havia sobrevivido ao inferno, mas caído do Céu, depois que saí de lá. A porção de "nãos" para mim nunca havia disputado nem de longe com a multidão de "sins" que eu trazia do tempo das espinhas na cara. Cada nuance daquele tempo bom era para mim um sonoro e retumbante sim!

Fiquei muito feliz de perceber que a minha opinião é compartilhada por um monte dos colegas de então, mas não posso deixar de estranhar em como uma mesma situação, um mesmo contexto, pode ter ressonâncias tão distintas para pessoas que o viveram teoricamente nas mesmas condições.

Também isso aconteceu entre os doze espiões de Moisés que foram vasculhar Canaã. Dez viram uma terra inalcançável e dois, que enxergaram tudo pelo mesmo ângulo e nas mesmas, digamos, condições climáticas que os demais, viram algo facilmente conquistável mediante o poder do Deus que os tirara do Egito. A diferença, aí, estava no quanto esses dois conheciam ao Deus que ia com eles.

O que determina a diferença? O que faz com que as situações da vida sejam sim ou não para alguém, e para a pessoa do seu lado o perfeito oposto?

Fico pensando em como olharemos para o hoje daqui a algum tempo. Veremos "nãos" ou "sins"? Ora, o mesmo Deus que estava lá, atrás dos israelitas, empurrando-os para Canaã e o tranquilizando com Seu braço forte, o mesmo Deus que me cercou de coisas boas há dezesseis anos, sabendo que elas haveriam de ser preciosas na dura caminhada que eu ainda nem desconfiava que assomava à minha frente, bom o mesmo Deus está agora dizendo coisinhas como "mas tu, meu amigo, não temas porque sou contigo, não te assombres porque eu sou teu Deus" (Isaías 41).

Voltei de 1987 não apenas cheio de endorfinas, mas também disposto a ver muitos "sins" no meu caminho de hoje. E graças a Deus eu os vi! E você, o que vê?

3 comentários:

cibele disse...

Ai que emoção, snif, snif...

José Luiz disse...

É isso aí Marcão. A escolha é nossa. Muitas vezes os "nãos" que ouvimos são os "sins" que nos fazem caminhar firme na vida. Que Deus te abençoe. Abraço. Blau.

Be still... disse...

É a velha historia do copo metade vazio ou metade cheio. Boa mensagem, Marcao. COmo sempre inspirada. Que Deus continue te abençoando e que os "sins" te façam mais e mais forte na jornada da vida. Feliz Sabado!