sexta-feira, 27 de março de 2015

O que se pode esperar de Deus

Você se aproxima do caixa eletrônico com a expectativa de que em poucos minutos ele vai te dar o dinheiro de que você precisa. Tchau, caixa eletrônico. Você se aproxima do poço dos desejos com a expectativa de que, jogando a moedinha lá dentro, em algum momento quando você estiver longe do poço dos desejos o seu desejo vai se concretizar. Então pimba, moedinha na água e tchau, poço dos desejos. Você se aproxima daquelas máquinas de cassino com a expectativa de que talvez a moedinha que você coloca lá vai resultar num montão de moedinhas. Depois de tentada a sorte, tchau, máquina. Você vai aproveitar o que conseguiu. Você vai viver sua vida. 

E talvez você se aproxime de Deus como quem se aproxima de um caixa eletrônico, um poço dos desejos, uma máquina de cassino.

Jesus havia alimentado miraculosamente uma multidão com alguns milhares de pessoas. A excitação foi tão grande que algumas pessoas queriam coroá-lO rei ali mesmo. Mas Ele não queria ser rei. Não esse tipo de rei. Com muito esforço e habilidade Ele obriga Seus discípulos a entrarem num barco e começa a dispersar aquela multidão. Quando consegue, enfim, vai andando sobre as águas encontrar-se com os discípulos no meio do mar da Galileia. Uma série de coisas interessantes acontece nos entremeios dessa história, mas quero me concentrar no dia seguinte, quando pessoas que haviam comido de graça no dia anterior encontram Jesus do outro lado do mar. Eles estão espantados e querem saber mais a respeito desse novo milagre, mas Jesus corta o papo dizendo que eles queriam mesmo era ter a barriga cheia de novo. Eles não "entenderam os atos miraculosos" (João 6:26, BV).

Por outras palavras, Jesus está dizendo: vocês se aproximam de mim pelos motivos errados. Vocês se aproximam de mim por algo muito menor do que o relacionamento comigo pode e deve dar a vocês. 

Quando aquelas pessoas então perguntam o que deveriam fazer, a resposta é incisiva, clara e (para pessoas acostumadas com a relação caixa eletrônico/poço dos desejos/máquina caça-níquel) desagradável: "A vontade de Deus é esta: que vocês creiam naquele que ele enviou" (v. 29).

A reação deles é bastante ilustrativa da nossa relação utilitária com Deus: "O Senhor deve nos mostrar mais sinais miraculosos, se quiser que nós creiamos no Senhor" (v. 30). Mais? O dinheiro que saiu fantasticamente ontem do caixa não foi suficiente? O desejo que se realizou de modo maravilhoso não foi o bastante para mostrar quem Eu sou? As bençãos que Eu tenho derramado sobre você e sua casa não são suficientes para demonstrar que Eu sou Deus, que você deve crer em Mim, que você deve se relacionar comigo muito mais do que na hora da necessidade? Todo o seu passado não é evidência suficiente para você perceber que Eu posso ser muito mais do que aquele que mata sua fome temporal, que eu posso lhe indicar o caminho da vida, vida abundante e eterna? Que eu posso te dar uma benção imaterial que supera infinitamente o valor dessas bençãos materiais que você busca na relação comigo?

Tudo o que eu quero nesta vida é não chegar um dia em que eu escute dEle: você se aproximou de Mim pelos motivos errados.

Nenhum comentário: