sexta-feira, 20 de março de 2015

No meio deles

Cresci acreditando que a forma ideal de fazer alguém que não liga para religião se converter era convencê-la de alguma forma a aceitar estudar a Bíblia. Durante o processo da exposição sistemática das Escrituras o Espírito Santo atuaria e aí, pumba!: a racionalidade da pessoa a constrangeria à conversão.

Tentei esse método muitas vezes, com baixíssimo êxito. Apesar de a culpa muito possivelmente ser minha e de minha inabilidade para fazer apelos incisivos, não posso deixar de notar a desconformidade desse método com o empregado pela pessoa a Quem eu digo seguir.

O evangelho de Lucas narra uns poucos eventos depois da crucificação. Primeiro vemos um Pedro "abalado e admirado" perante o túmulo vazio e na sequência vemos aqueles discípulos deprimidos voltando a Emaús acompanhados do próprio Jesus. Depois de reconhecê-lO, eles voltam aos tropeções, de noite mesmo, explodindo de alegria, até Jerusalém para compartilhar a notícia fantástica. No caminho até Emaús, "começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele nas Escrituras" (v. 27).

Aqui temos a única passagem em que vemos Jesus fazendo uma exposição sistemática das Escrituras. 

Aparentemente, Jesus aguardou até algo acontecer com Seus discípulos, algo que os fizesse ouvir com verdadeira sede de salvação. Até que isso acontecesse, Ele viveu com eles. 

Eu sei, eu sei. Encontrar a pessoa algumas semanas para estudos bíblicos, fazer um apelo e então dizer "hasta la vista" e cada um segue seu caminho é mais confortável, não é? Precisar se envolver, acompanhar a pessoa até a maturidade, se doar... bem, isso é mais custoso.

O que você acha que Jesus quis dizer quando afirmou que se alguém quer segui-lo deve negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e andar no caminho que Ele caminhou? Certamente Ele não estava dizendo: venha comigo e vou te conduzir pelos caminhos mais confortáveis.

Viva no meio deles. Peça ao Espírito Santo para fazer você não deixar passar nenhuma oportunidade de mostrar-lhes que você é espiritual. Ame. Esta é a missão que Ele deu a você.

Nenhum comentário: