sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Este é o meu garoto!

Algumas vezes meus filhos não são os senhores perfeitinhos que eu poderia querer. Eles repetem pela centésima vez o mau hábito que já foi corrigido 99 vezes. Eles derramam leite com Toddy na camiseta da escola bem na hora de sair. Eles mostram interesse por algumas coisas quando eu preferiria que eles estivessem se interessando por aquelas outras coisas. Eles algumas vezes tratam as pessoas de um jeito que não as faz pensar "oh, que boa educação esses meninos receberam daquele pai e daquela mãe!"

Nessas horas eu preciso lembrar que meus filhos (como eu também) são seres em construção. São obras em andamento. E preciso lembrar também que Deus me convidou a imitá-lO.

Quando Jesus foi batizado, Lucas e João revelam que Ele ficou ali na água, orando, quando o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba. Lucas acrescenta um detalhe incrível: ouviu-se uma voz do céu (como será a voz audível de Deus?) dizendo: "este é meu filho amado em quem me comprazo" (Lucas 3:22). A Bíblia Viva verte essa frase para "Você é o meu Filho muito amado; em você está o meu prazer", mas poderia ser também: "este é o Filho que me enche de alegria".

É fácil entender porque ali, logo no começo do ministério de Jesus, Deus decidiu dar uma prova sobrenatural, uma reedição daquela estrela brilhando sobre a estrebaria de Belém, para todos os circunstantes saberem que estava ali o Filho de Deus. Mas por que acrescentar que Ele O enchia de alegria? Porque dizer aquilo com essa conotação de "esse é o meu garoto!"?

Eu também me encheria de orgulho de um Filho que vive para os outros, que realiza milagres, que prega para as multidões e que muda o curso da História de todo um planeta. Mas o detalhe é: Jesus ainda não havia feito nada disso. A afirmação divina parece deslocada no tempo, encaixaria melhor na cruz. Jesus não havia derramado o copo de leite nem nada, mas o fato é que, antes de ser a Pessoa que o mundo todo admirava e ou seguia ou odiava, Deus já estava cheio de alegria com Ele, decerto porque conhecia a pessoa em Quem Ele estava se tornando e estava prestes a revelar.

Se eu passo tempo com meus meninos, se eu realmente vivo com eles, então eu os conheço. Então eu posso pressentir que tipo de homens eles serão. E é por isso que, seguindo o modelo mostrado pelo Pai Eterno, eu posso trocar suas camisetas sujas dizendo: este é o meu garoto, que me enche de alegria! (e, claro, acrescento na sequência: "tome mais cuidado com o leite!")

Nenhum comentário: