sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O silêncio da montanha

"Elevo aos montes o meu olhar", escreve o salmista, "de onde me vem socorro?" (Salmo 121:1)

Porque às vezes você parece encurralado. Parece cercado. Parece que o universo inteiro está conspirando contra você. Você se recorda das histórias de salvação. Quando, na última hora, ouve-se a corneta da cavalaria e os bárbaros são surpreendidos pela chegada dos reforços. Quando o vilão está prestes a disparar o tiro fatal e ouve-se o estampido mas quem cai é ele, vitimado pelo salvador que chegou bem na hora. Bem na hora.

E aí você lembra dessas histórias. Eu não sou o mocinho desta história? Eu não deveria ser salvo? E você olha pras montanhas esperando ver a cavalaria descendo a galope. De onde me vem socorro?

O Salmo continua com uma afirmação descolada do cruel silêncio em que está a montanha: "O meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra" (verso 2). Não há cavalaria, mas há uma lembrança que se impõe inclusive sobre as lembranças das histórias de cavalaria. Esses montes, que estão ainda irritantemente, angustiadamente silenciosos, quietos, parados, esses montes foram criados por Alguém. Esse Alguém fez também o céu que está acima deles.

Assim, embora seus olhos não vejam nada e seus ouvidos não escutem nenhuma corneta ecoando, sua razão se impõe. É algo que você sabe. É algo que você conhece.

"Ele não deixará que você tropece. Ele vigia de perto cada um dos seus passos, sem cochilar. É verdade! O protetor de Israel não cochila nem dorme. Ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor. Ele estará sempre ao seu lado como sombra para o proteger. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, ele protegerá sua vida! O Senhor tomará conta da sua entrada e da sua saída, agora e sempre". (versos 3-8, Bíblia Viva).

Porque a memória deste fato é o quanto lhe basta por agora. Ainda que os montes permanecem calados, você sabe. E então encara seu algoz, estufa o peito ante os bárbaros. E sorri.

Um comentário:

L disse...

Eu precisava desta mensagem neste exato momento, amigo. Obrigad@! :)