terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Uma trama superior

Possivelmente a frase que eu mais escuto é: pai, quer brincar comigo? E graças a Deus às vezes a resposta pode ser sim. E aí sentamos os três, espalhamos os bonecos de heróis e do Star Wars no chão e começamos a montar nossos exércitos. Cada um escolhe dois de cada vez. Essa é a fase mais longa da brincadeira. Porque, uma vez montados os exércitos, a despeito de minhas tentativas para inocular alguma trama mais rebuscada na história (do tipo, este aqui é o rei do meu país. O filho mais velho dele é muito orgulhoso e ambicioso. O pai dele falou para não atacar ninguém do seu país, mas ele desobedeceu e aí...) a coisa sempre descamba pra pancadaria. Que, invariavelmente, termina com o Davi, de 6 anos, pegando um boneco dele e derrubando todos os meus de uma vez só.

Aí, por ser dezembro, e por dezembro ser propício a retrospectivas e balanços de todo gênero, eu olho para trás e vejo os exércitos inimigos que se levantaram contra mim. E lembro das orações por reforços que fiz. E noto que sou muito parecido com o Davi: gostaria que um boneco muito forte entrasse no ringue e amassasse todos os inimigos em poucos segundos e eu seguisse feliz e contente. Vitorioso na batalha.

Mas Deus... Deus é dado a tramas mais rebuscadas. Deus gosta de alguma complexidade no enredo. Surpresas. Inclusive daquelas que eu rotulo como desagradáveis. E as batalhas se fazem mais longas. E nem sempre eu tenho gosto de vitória na boca.

Quem pode reclamar do enredo do melhor escritor?

Se meu plano era seguir sossegado por haver vencido todos os inimigos, percebo que, na trama superior de meu Deus, a confiança decorre não das vitórias passadas, mas do simples fato de seguir batalhando.

Porque o livro de minha vida não há de ser um livro qualquer. Será uma obra prima.

Que em 2014 você confie no Escritor.

2 comentários:

KarinyVendramini disse...

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”
Que o Senhor continue te abencoando, seus posts sao de grande sabedoria.

Marco Aurelio Brasil disse...

Muito obrigado, Kariny. Deus também a abençoe muito!