sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quanto custa o resgate?

Em O Resgate do soldado Ryan, de Steven Spielberg, vários soldados são sacrificados para salvar o Ryan do título, que era o último de quatro irmãos vivo. As últimas palavras do líder do grupo de resgate para Ryan são: “faça valer a pena”. Vemos um Ryan já velho, ante o túmulo de seu salvador, perguntando ansioso a seus familiares se ele teve uma vida digna.

Esta semana assistimos, extasiados, à emersão fantástica e algo miraculosa dos 33 mineiros soterrados no Chile. A façanha para tirá-los daquela situação desesperadora foi épica, e, por mais que uma vida não tenha preço, aposto como você também se pegou questionando quanto dinheiro foi empregado para salvar aquelas vidas. Fala-se em mais de 22 milhões de dólares. Bem, e aí talvez você tenha se flagrado matutando em quantas vidas há que não poderiam ser salvas com muito menos e não são? Quanto custa algum alimento diário para as milhares de pessoas que morrem de fome todos os dias?

O preço é uma coisa importante. Coloca em perspectiva a aplicação que se faz da vida do resgatado. Como o soldado Ryan é instado a viver uma vida digna do custoso sacrifício em seu favor, como deveriam aqueles mineiros pensar em viver agora?

Bem, nós temos alguma dificuldade para enxergar que estamos em uma situação tão desesperadora quanto à dos mineiros chilenos. Nós também caímos em um buraco escuro e claustrofóbico sem saída alguma. Não há saída que nós possamos abrir, não há túnel que tenhamos condições de cavar. Contudo, temos alguns brinquedos, temos programas de TV bacanas, temos sonhos a respeito de uma casa maior ou de algum tipo de fama, por isso somos tentados a ignorar que necessitamos de uma sonda espetacular para nos salvar.

Jesus Cristo desceu muito mais fundo do que aquela sonda para resgatar você. Ele não exige um único centavo seu; a sua salvação é inteiramente gratuita para você. Mas não para Ele. Para Ele, ela custou tudo. No Chile, ninguém colocou a mão no próprio bolso, foi o governo federal quem custeou o regate, mas o muito mais espetacular resgate em seu favor custou o sangue de Quem veio em seu resgate. Ele precisou Se diminuir e Se deixar matar para ter sucesso na missão. Ele ocupou o seu lugar no buraco para que você pudesse pisar em Seus ombros e sair.

A cápsula que retira você do centro da Terra é a fé, a corda que o iça é a graça de Deus, e, agora que você vê a luz da salvação, como vai viver os dias que lhe restam?

Feliz sábado, @migos!

Marco Aurelio Brasil, 15/10/10

Nenhum comentário: