sexta-feira, 10 de junho de 2016

Que horas são?

Bulletin of the Atomic Scientists mantém o chamado "Relógio do Apocalipse", ou "Relógio do Juízo Final", indicando quantos minutos faltam para a meia-noite, ou seja, para o fim do mundo. Em 1953, quando EUA e URSS divulgavam testes com bombas termonucleares, esse relógio esteve posicionado em 23h58. Com o alívio das tensões nucleares o relógio recuou um pouco. A série de quadrinhos dos anos 80 (quando o relógio do apocalipse foi adiantado graças à corrida armamentista no governo Reagan) Watchmen, de Alan Moore, brinca com esse relógio. O pingente "have a nice day" de um dos personagens recebe um respingo de sangue em forma de um ponteiro próximo à meia-noite e isso se torna o símbolo de toda a saga e planta logo no seu começo um curioso easter egg de seu final. Em 2015, o relógio do Juízo Final foi posicionado às 23h57 indicando que uma tragédia está prestes a acontecer, agora nem tanto por conta de bombas atômicas, mas de mudanças climáticas.

Mas você conhece as profecias e tem uma ideia do caminho para o qual este mundo está rumando. Onde você posicionaria o ponteiro dos minutos no relógio do Juízo Final? 

Em Watchmen, uma frase que aparece pixada nos muros é "who watch the watchmen?" (quem vigia os vigilantes?) Boa pergunta.

Os vigilantes da profecia dos tempos de Jesus tinham boas e sólidas razões para crer que o Messias viria de uma forma específica. Razões bíblicas, eu diria. Mas Jesus apareceu de um jeito completamente diferente. Será que os teólogos de então eram piores que os de agora? Jesus deixou uma série de sinais a respeito do tempo de Sua segunda vinda, sinais eloquentes. Se você está acompanhando o ótimo devocional de Marcos de Benedicto, viu esta semana que os habitantes de Pompeia falharam em enxergar uma série de sinais de que o Vesúvio estava ficando nervoso. O filme A grande aposta mostra como apenas uma meia dúzia de visionários enxergaram o colapso do sistema financeiro mundial em 2007/2008. 

Sabe, não acredito que a ênfase sublinhada, negritada, com setinhas piscantes em neon que Jesus deu à recomendação "vigiai, pois não sabeis a hora", foi dada sem propósito. O elemento surpresa estará presente e apenas a postura vigilante determinará sua salvação. Quem vigia os vigilantes? Jesus responde: você. E vigiar, aqui, não significa fazer sensacionalismo a cada espirro do papa ou a cada movimento do presidente dos Estados Unidos. Significa relacionar-se pessoalmente com Jesus Cristo e desenvolver uma confiança sem limites nEle.

Que horas são, amigo? 

Não sei quanto falta para a meia-noite, mas posso responder com segurança: é hora de conhecer a Jesus Cristo e colocá-lO como prioridade na sua vida.

Nenhum comentário: