sexta-feira, 29 de maio de 2015

Oro por você

As cartas de Paulo aos efésios, filipenses, colossenses e primeira aos tessalonicenses, além da enorme profusão de pérolas belíssimas e conceitos profundos, têm outra coisa em comum. Todas elas têm em seu começo uma confissão do apóstolo sobre que orações ele faz por cada uma dessas comunidades. 

Observando cada essas preces eu descubro não apenas como minha vida de oração, especialmente a oração intercessória - tão necessária hoje - é limitada e pouco criativa, mas também que tipo de coisas eu posso almejar para a minha vida e a das pessoas que Deus me deu por quem me preocupar. Porque quando Paulo afirma que ora por algo em relação a alguém, duas coisas eu posso saber: 1. essa é uma coisa boa, é bom almejar isso, e 2. aquilo pelo que ele ora é factível, é possível de se alcançar.

Aos efésios ele ora pedindo "o espírito de sabedoria para que vejam claramente e realmente compreendam quem é Cristo e tudo o que fez por vocês" "para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para conosco" (1:17-19).  Note que Paulo está escrevendo a cristãos, pessoas que haviam aceitado uma fé incipiente, uma religião de minoria, e isso só havia sido possível mediante a exposição do evangelho sobre Jesus e sobre Deus. Ainda assim essas pessoas precisavam conhecer quem de fato era Deus e o que de fato Ele havia feito em seu favor. Eu também preciso disso. Constantemente preciso ser relembrado da enormidade da cruz.

Para os filipenses sua oração é parecida, mas acrescenta elementos novos. Ela "é que cada vez mais vocês transbordem de amor, e que, ao mesmo tempo, continuem a crescer em conhecimento e compreensão espiritual, pois eu desejo que vocês sempre vejam com toda a clareza a diferença entre o certo e o errado, e que sejam intimamente puros... que vocês possam estar sempre fazendo coisas boas, pois resultará em muita glória e louvor ao Senhor" (1:9-11)Porque essa sabedoria e discernimento redundam em amor e pureza. Nunca em leniência, egoísmo e indiferença.

Pelos colossenses Paulo também ora para que "Deus os faça compreender o que ele deseja que façam, e que os torne sábios nas coisas espirituais" (1:9), mas ora também "para que vocês sejam cheios da sua gloriosa e poderosa força" para avançar com "perseverança, paciência e alegria" e "sejam sempre agradecidos ao Pai" (11-12). Aqui, além da sabedoria, Paulo pede algo com que muitas vezes nós nos conformamos em não ter: progresso, evolução, crescimento.

Coisas que, quando ele ora pelos tessalonicenses, é para agradecer porque eles já as demonstravam: "quando falamos com o nosso Deus e Pai a respeito de vocês, nunca nos esquecemos do trabalho que resulta da fé, do esforço motivado pelo amor, e da perseverança que vem da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo" (1:3).

E quanto a nós, nos limitamos a orar por proteção, por um emprego para o desempregado, pela cura de um doente e outras coisas que certamente já estão na agenda de Deus. Não que sejam coisas pelas quais não devemos orar, mas Paulo me mostra que há pedidos ainda mais urgentes a se fazer. Nossa oração é ruim porque nosso conhecimento dAquele a Quem oramos é ruim. 

Oro para que você que está lendo isto tenha estas coisas também: sabedoria sobre Deus e sobre o que é certo e o que é errado, amor, pureza, gratidão e progresso. Amém.

Um comentário:

Unknown disse...

Verdade, Marcão. Oro por aquelas coisas e também por estas (amor, sabedoria, compaixão, paciência). E Deus sempre tem me atendido. Abs.