sexta-feira, 24 de abril de 2015

O jogo dos tronos

É de uma das personagens da série de enorme sucesso Game of Thrones, Cersei Lannister, a frase de onde sai o título da série: "Quando você joga o jogo dos tronos, ou você ganha, ou morre".
Jesus e Satanás jogam, de certo modo, o jogo dos tronos. Satanás quis subir acima das estrelas do Céu (lembrando que as estrelas são uma figura para anjos na simbologia bíblica), colocar seu trono nas extremidades do norte e assim ser "semelhante ao Altíssimo" (Isaías 14).
Jesus, jogando o jogo dos tronos, "abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano,ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz" (Filipenses 2:7 e 8).
A lógica de Cersei Lannister parece funcionar até certo ponto na verdadeira batalha pelo trono que está acontecendo agora. Jesus de fato morreu. Mas Satanás não ganhou. Ao contrário, graças à atitude de Jesus, tão diferente da de seu oponente,  "por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos" (Filipenses 2:9 e 10).
Uau.
Por outras palavras, esvaziar-se e morrer foi o caminho percorrido por aquele que se assentará no trono que jamais passará.
E, se você considera que aí, do lado esquerdo de seu peito, há um trono, e que esses dois paradigmas (inflar-me  x esvaziar-me) estão disputando para assentar-se nele, saiba de uma coisa, amigo: quando se joga o jogo dos tronos, ou você escolhe o lado certo ou você morre. 
Não dá pra ficar em cima do muro.

Nenhum comentário: