sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Eu serei sutil

Até mesmo crentes têm momentos de flerte com a dúvida. E se tudo isso é uma ilusão, um delírio, como dizem os sábios deste mundo? Dá vontade de pegar toda a bagagem religiosa, empacotar e dar um pontapé para longe a fim de que se possa dedicar tranquila e exclusivamente ao aqui e agora; a fim de que se possa cuidar sem culpas do que é fugaz. Instintivamente você pede que Deus, se está lá mesmo, seja um pouco mais... espalhafatoso.

No diálogo de Jesus com Nicodemos, registrado em João 3, e que culmina com um dos mais belos textos de toda a Bíblia (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna), o tema principal é exatamente crer.

Jesus começa cortando o blábláblá bajulador de Nicodemos e afirmando que nascer de novo é um pré-requisito para entrar no Reino de Deus. Mais adiante Ele afirmará algo como “se você não crê quando eu falo das coisas que acontecem aqui e agora, como vai crer quando eu falar das coisas do Céu?” Por outras palavras, nascer de novo e ingressar no Reino de Deus é algo que acontece aqui e agora. Está acontecendo ao nosso redor, com outras pessoas. O Reino de Deus está instalado em nosso meio, está acessível a todos. Ele está em franca operação e só pede esse preço: nascer de novo.

Nesse ponto o cérebro de Nicodemos deu tilt: como assim, nascer de novo? Bem, no verso 11 Jesus diz que está falando daquilo que viu e ouviu e mesmo assim as pessoas não creem. No 16 afirma que quem crê não é condenado, mas quem crê já está condenado (tanto quanto um Réu que não contrata um advogado aqui na justiça dos homens não tem condições de refutar as acusações que lhe são feitas). Logo, quando Jesus está falando de nascer de novo Ele está mesmo falando é de crer.

No mesmo capítulo veremos João Batista reafirmando as mesmas coisas: Jesus fala do que viu e ouviu, mas são poucos os que creem (v. 32).

No capítulo 6 veremos Jesus alimentando uma multidão com apenas cinco pães e dois peixes e alguns dos que tiveram a barriga cheia naquele dia no dia seguinte estavam pedindo que Jesus mostrasse algum sinal para eles saberem que Ele era realmente o Messias.

Jesus está dizendo: eu não serei espalhafatoso porque a excitação que milagres provocam se dissipa muito rapidamente. Você precisa olhar para mim e ver que estou falando de coisas que vi e ouvi. Você precisa acreditar no meu testemunho, do mesmo jeito que é o seu testemunho como crente que levará outros à mesma experiência. Eu vou continuar sendo sutil porque o que Eu sou e fiz deveriam ser plenamente suficientes. E porque, longe de mim, você está dando adeus ao Reino também. Você está dando adeus ao ambiente em que não é mais necessária a alternância de poder. Está trocando vida por morte.

Porque, pela perspectiva correta, dizer que Jesus não seja o suficiente para crer é uma rematada loucura.

Nenhum comentário: