sexta-feira, 12 de setembro de 2014

De guerreiros e batalhas

Outro dia estava na igreja com Pedro, meu pequeno furacão de cachos dourados de 1 ano e 10 meses, quando chegaram umas crianças um pouco mais velhas que haviam ganhado pirulitos de alguém. Ele se postou à frente de uma menina com seu gesto característico, com as duas mãos para trás, se tocando no meio das costas, e o nariz a dez centímetros (se tanto) do pirulito que ela chupava feliz. Seus olhinhos até envesgaram de desejo e ele teria ficado ali não sei quanto tempo mais se eu não houvesse interrompido o feitiço ao chamá-lo.

A engraçadíssima expressão de seu rosto por alguma razão me fez lembrar de guerreiros. Todo menino adora guerreiros. Alguns anos atrás estava de novo em uma igreja quando meu cunhado achou curioso o jeito que o Dudu, então com cinco ou seis anos, brincava com bonecos de personagens da Bíblia. Eles voavam e, pela sonoplastia com que ele acompanhava as piruetas, soltavam raios ou algo que o valha. "Quem são esses aí, Dudu?", ele perguntou e a resposta foi: "Ah, esse é Moisés e esse é Elias. Mas eu finjo que eles são alienígenas". Era o clamor dos guerreiros se impondo.

Batalhas épicas, heroísmo. Ser mais hábil que o oponente, arriscar a vida e por fim derrotá-lo. Todo menino adora guerreiros, todo menino quer ser um guerreiro. Está incrustado no nosso DNA masculino. 

E o que isso tem a ver com o pirulito? É que fico pensando no esforço do Criador, que gravou a paixão por batalhas épicas em nosso peito, por apontar às batalhas certas. A atração magnética do pirulito sobre o Pedro miniaturiza a atração doentia de Sansão (o melhor guerreiro de todos os tempos) por mulheres como Dalila. Posso imaginá-lo com suas tantas tranças, as mãos para trás, flutuando de desejo. Eu quero aquela mulher, então vou tê-la. Nossos exemplos de guerreiros ganham as batalhas físicas contra os inimigos e cedem a seus desejos primais (Conan, o Bárbaro, James Bond, e a lista é longa), mas Deus aponta a outro tipo de guerreiros como exemplo.

Ele me diz que a batalha mais épica acontece dentro de mim todo santo dia. "Porventura", pergunta Deus a Caim, "se procederes bem não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar" (Gênesis 4:7). Se você decide se lançar a essa batalha, saiba que "sem mim nada podeis fazer" (João 15:5), mas "posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).

Você é um guerreiro. Levante-se e lute como um homem. Lute a batalha que vale a pena ser ferida.


Nenhum comentário: