sexta-feira, 18 de julho de 2014

Juízes

Jesus está se aproximando do final do Sermão do Monte e o capítulo 7 de Mateus começa com outro daqueles desafios complicados dEle: "não julgueis para que não sejais julgados. Porque, com o juízo que julgais, sereis julgados, e com a medida com que medis, vos medirão a vós". O que exatamente significa essa orientação para não julgarmos? 

É um ensino que guarda semelhança com I Coríntios 13, quando afirma que o amor "não suspeita mal" (v. 5). Logo depois de falar para não julgarmos, Jesus dá a ilustração do sujeito que repara no cisco no olho do outro sem notar o graveto muito maior no próprio olho, de modo que esse contexto sugere que não devemos julgar os outros porque não estamos em condições de o fazer com justiça. Também temos lacunas e falhas, algumas das quais sequer percebemos. Quem já confrontou sua própria justiça com a de Cristo é constrangido a adotar uma postura humilde em relação aos demais irmãos. Não é porque o pecado do outro é diferente do meu que ele é digno de apedrejamento.

Contudo, se Mateus 7 começa ordenando não julgar, ele praticamente termina nos incitando a o fazer, ao menos em relação a uma certa classe de pessoas: Jesus nos orienta a estar alertas contra os falsos profetas, aqueles cujos frutos (ou seja, as obras) desdizem seu discurso (versos 15 a 23). Ora, então é preciso exercitar algum julgamento das atitudes dos outros, correto? Dos que se apresentam como profetas, ao menos. Dos que querem liderar o rebanho. Dos que se posicionam como guias espirituais. Contra esses é preciso exercitar algum julgamento, o julgamento da coerência entre atos e palavras, sob pena de ser guiado para longe do aprisco do bom pastor que é Jesus.

Alguns esfregariam as mãos acreditando ver nisso a concessão para descer o lenho nos pastores e ministros religiosos, mas em nenhum lugar eu vejo a orientação para descer o lenho em quem quer que seja. Jesus diz "guardai-vos dos falsos profetas". Protejam-se. Estejam alerta. Defendam-se deles! E, considerando que "vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz" (I Pedro 2:9), guardar-se dos falsos profetas significa se guardar inclusive do mau sacerdote e arauto dos atos poderosos de Deus que é você mesmo. Julgue a si próprio constantemente. Veja se seus atos estão em harmonia com seu credo, sob pena de estar agindo entre aqueles que você influencia como um lobo devorador.

Assim, não julgue os outros. Mas esteja alerta quando o assunto é a eternidade. Porque com esta vida não se brinca.

Nenhum comentário: