sexta-feira, 20 de junho de 2014

Filiais de Nínive

"Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora!", é como começa Sofonias 3. O capítulo anterior termina com profecias funestas contra vários povos, mas a tal "cidade opressora" parece ser Nínive, a grande capital do reino assírio.

Nínive, famosa entre os leitores da Bíblia por ser a cidade que se arrependeu com a pregação esquisita do profeta Jonas, era conhecida como "cidade dos ladrões", uma espécie de Brasília da antiguidade, mas alguns a mais graus na escala de barbaridades. Os assírios eram dados a empalamentos, emparedamentos, esfolamentos, argolas no nariz e olhos furados. Ser derrotado por eles deveria ser um mau negócio. Então, lógico que Deus venha e diga "ai!" dessa cidade e derrame algum castigo sobre ela.

Contudo, no verso seguinte ele enumera quatro razões porque essa cidade está na mira do juízo divino, e nenhum deles tem algo a ver com roubos, empalamentos e coisas do gênero. O profeta dá quatro razões para a desgraça de Nínive:

1 - Não escuta a voz. Esta primeira razão, assim algo enigmática na versão Almeida, está vertida como "não ouviu o chamado" na Bíblia de Jerusalém, "ela é tão orgulhosa que nem sequer ouviu o chamado do Senhor", na Bíblia Viva, e "não ouve a ninguém" na NVI. Qualquer que seja o sentido, para que "não escutar a voz" seja algo deplorável, é preciso que a voz esteja falando de forma audível e a cidade esteja escolhendo não ouvir. Essa voz pode ser a de Deus ou a dEle através dos profetas, que parece ser o caso, já que no versos seguintes a profecia fala de profetas levianos. Onde eles falam hoje? A qual voz poderíamos estar escolhendo não ouvir, talvez por termos coisas mais "importantes" para fazer, talvez porque o que eles têm a dizer nos é inconveniente?

2 - Não aceita a correção. Curioso que no episódio de Jonas Nínive foi bem propensa a ouvir a correção. Aqui, contudo, parece que aquela inclinação a reconhecer seus erros já se perdeu. Portanto, um dos pontos que faz com que Deus resolva enviar Seus juízos sobre eles está em não admitir que pode haver algo em seu estilo de vida que mereça correção. 

3 - Não confia no Senhor. Engraçado,  não? Uma atitude de reiterada desconfiança de Deus, ou confiança em outra coisa qualquer, é algo que suscita a ira dEle. E confiança é algo que se adquire pela convivência, pela proximidade, o que nos leva ao último ponto:

4 - Não se aproxima do Senhor. Porque é tudo uma questão de relacionamento, de escolher estar perto.

Duvido que você seja chegado a roubos, empalamentos e esfolamentos, mas sua casa pode ser uma pequena Nínive no que ela tem de pior aos olhos de Deus. 

Escute a voz e viva.


Nenhum comentário: