sexta-feira, 6 de junho de 2014

Corpo vivo

Não sei se a vida começa mesmo aos 40, mas passados seis meses já deu pra perceber que a gravidade age com muito mais força agora. Cada manhã, olhar meu rosto no espelho reserva uma nova surpresa, todas desagradáveis, infelizmente. Até começo a entender aqueles caras que pintam o cabelo, fazem malabarismos no penteado para esconder as crateras e recorrem ao botox, mas meu senso de ridículo me impede de lançar mão de qualquer desses expedientes. É mais fácil evitar olhar muito no espelho.
O fato inexorável da vida é que sou um corpo vivo e corpos vivos nunca ficam iguais. Os gregos antigos afirmavam com aquela sabedoria típica deles que nenhum homem se banha duas vezes em um mesmo rio, já que, quando da segunda imersão, nem o homem nem o rio são mais os mesmos. Estamos em constante mutação.
Talvez haja um recado interessante a esse respeito escondido na metáfora de Paulo a respeito da igreja, quando a compara a um corpo. A metáfora ajuda a entender a diversidade de dons, a complementaridade dos membros, a estreita união que deveria haver entre eles e sua sujeição à cabeça, que é Cristo, mas também deveria ajustar nossas expectativas quanto à constância da igreja. Talvez seja ridículo pretender que a igreja continue a mesma sempre, assim como é ridículo pintar o cabelo de acaju para ficar mais parecido com a pessoa que eu fui um dia.
Dany Bloye comenta de forma pertinaz* que não se deveria esperar que a igreja permanecesse inalterada para sempre, que fosse a mesma ontem, hoje e eternamente, porque o verso que afirma isso se refere a Deus, não à igreja. A igreja é um corpo vivo. Ela muda. Ela adquire nova consciência de sua missão, ela enxerga pontos a reparar e de tempos em tempos realiza correções de rumo dolorosas sob pena de perder sua relevância. E isso é chato, porque a igreja de ontem atendia a nossas necessidades sociais e espirituais... Não queremos abrir mão daquela igreja, mesmo que o Cabeça dela já o tenha feito.
É evidente que nem toda mudança é bem vinda e nem toda mudança é orientada pelo Espírito Santo, mas a ausência de mudança seguramente também não é. 
Constatar esse fato deveria nos fazer refletir um pouco em a quem seguimos. A uma ideia de igreja ou a Jesus Cristo?
Pense nisso.
*em It´s Personal

Nenhum comentário: