sexta-feira, 4 de abril de 2014

O homem segundo o coração de Deus

Há quem viva tentando agradar os outros. Desses, uns conseguem, outros falham tristemente. Se você agrada alguém, em tese esse alguém vai querer ter você por perto e aí sua solidão patológica estará equacionada. É o que esperamos. Nem sempre acontece. Bom mesmo era Davi. "Um homem segundo o meu coração", disse não a mulher, o rei, aquele cara bonito e rico para quem tudo parece dar certo. Não o chefe ou a celebridade da hora. Foi Deus quem disse: Davi é um homem segundo o meu coração (I Samuel 13:14, Atos 13:22). Quando se agrada a Deus, sua solidão está dinamitada para sempre.

Eu tenha essa ambição nada secreta: ser como Davi, agradar a Deus. Se for como Enoque, que "alcançou testemunho de haver agradado a Deus" (Hebreus 11:5), ou seja, que todo mundo sabia que Deus ficava feliz só de olhar para ele, bem, aí tanto melhor.

A resposta padrão para a pergunta: por que Davi era um homem segundo o coração de Deus? é: porque ele se arrependia quando percebia que tinha pecado. E é isso mesmo, concordo, mas não creio que só aí ele mostre o tipo de grandeza capaz de atrair um sorriso aos lábios do Criador.

Por exemplo, Davi amava seus filhos incondicionalmente. Veja como ele chorou quando mataram o rebelde Absalão, que estava tentando matá-lo. Davi confiava em Deus com uma maturidade que eu quero um dia ter. Veja como foi quando seu primeiro filho com Bate Seba ficou doente; ele chorou, jejuou, passou sete dias prostrado com o rosto no chão - ele, o grande rei! - até que veio a notícia. Quando soube que o menino havia morrido levantou-se, lavou-se, trocou de roupa, foi ao templo e adorou a Deus.

São só alguns exemplos. O guerreiro poeta tem decerto muito mais a ensinar.

Você não precisa repetir os erros de Davi para ser segundo o coração de Deus. Pode evitá-los, para assim evitar as consequências funestas deles também. Pode apenas admirar a grandeza dele, meditar nela e pedir ao Deus que aponta para ela com orgulho e felicidade que esse exercício o faça mais parecido com ele.

Nenhum comentário: