sexta-feira, 21 de março de 2014

Eu e o Deus que eu não queria

O fato, caros amigos, é que Deus é Deus e não uma projeção do que gostaríamos que Deus fosse. Ele às vezes silencia. Ele tem o tempo dEle, tão diferente do nosso. Às vezes Ele fecha portas incríveis e parece abri-las para infiéis, gente que absolutamente não mereceria. Ele responde "não" a orações que pra nós é óbvio que mereceriam um retumbante sim. Ele às vezes parece se esquecer de nós e com dolorida frequência permite que o mal triunfe, que a corrupção grasse, que o crime valha a pena. Noutras parece ter prazer em perdoar gente que preferiríamos ver bem castigados. E Deus nos pede pra imitá-lo... até nisso. Ele pede pra se relacionar com Ele todo santo dia. Pede pra amar os outros mesmo quando as coisas não estão tão bem pra nós. 

A Bíblia tem algumas histórias de pessoas que tinham expectativas ilegítimas sobre Deus.  Eles esperavam que Deus fosse diferente do que de fato é. Elias, Jonas, os discípulos... Elias queria que Deus fizesse da vida dele um monte Carmelo eterno. Quando, logo em seguida àquele fato incrível, Jezabel disse que o mataria, ele fugiu e quis morrer. Jonas queria um Deus que não perdoasse Nínive e por isso se indignou e quis morrer. Os discípulos queriam um rei que fulminasse os inimigos, e não um que Se deixa zombar, cuspir e matar e por isso viveram um sábado de perplexidade e luto. Para todos esses o resultado de esperar um Deus diferente do Deus real foram momentos de depressão e angústia.  
Jesus disse: "se me amais,  guardareis meus mandamentos" (João 14:15) e a gente pensa que o difícil aí é guardar os mandamentos. Não, não. Pressinto que o difícil mesmo seja amar um Deus que não age como gostaríamos que agisse, um Deus que tem personalidade, que conhece mais do que conhecemos e exercita Sua soberania. Se você é capaz de amar a Deus como Ele realmente é - e a verdade é que somos pequenos demais para saber o que Deus realmente é em toda sua extensão - e a aceitar dEle o que Ele quer dar e não o que você quer receber, guardar os mandamentos passa a ser fácil. Para todos que assim fazem, Ele diz que Seus mandamentos não são penosos. E de fato não são.
E você? Você ama Deus como Ele é ou ama só enquanto Ele dá o que você pede ou age como você acha que deveria agir?  

Nenhum comentário: