sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sugestão de gabarito para perguntas essenciais

No meio cristão há duas perguntas importantes, que andam de mãos dadas, e que a maioria esmagadora não conseguiria responder com facilidade. Aliás, mesmo os que têm uma resposta a dar não chegam a um consenso muito claro. São elas: o que é a igreja e para que serve a igreja? As respostas que entendo mais apropriadas são: a igreja é a coletividade de pessoas a quem foi dada uma missão. Que missão? Isso responde à segunda pergunta: fazer discípulos (Mateus 28:18), ensinar e batizar. Para que os membros da igreja estejam aptos a fazer isso, é importante que ela seja uma comunidade de tolerância, amor, incentivo, apoio e correção de rumos (I Tessalonicenses 5:14, entre outros).

Na última semana tive o privilégio de ouvir importantes pensadores do meio cristão, entre eles Jim Putnam, que acrescentou preocupação com uma outra pergunta, que aparece na esteira das duas primeiras: o que é um discípulo? Com o que se parece um discípulo? Para ele, a resposta está escondida em Mateus 4:19: "Venham após mim, e farei de vós pescadores de homens".

Tornar-se um discípulo envolve, portanto, três elementos:

1) Venham após mim: seguir Jesus. Relacionar-se com Ele. Passar tempo com Ele. Observar como Ele age em cada situação da vida e tentar imitá-lO.
2) E farei de vós: uma transformação. Tomar o primeiro passo implica numa metamorfose. O discípulo é alguém sem grande apego ao que tem sido. Ele está disposto a uma mudança de pele que pode ser bastante radical. Ele se submete a ela.
3) pescadores de homens: o discípulo discipula. 

Portanto, a igreja é um corpo de discípulos com a missão de fazer mais discípulos. 

Chegar a essa conclusão nos leva a uma outra ainda: talvez tenhamos entendido tudo errado quanto ao tema dos dons espirituais. Ficamos felizes de ver que na lista de dons espirituais há coisas como liberalidade, oração intercessória e outras atividades que não implicam em envolver-se com alguém que está longe de Cristo. Deixamos isso para os que receberam esses outros "dons". 

"Todo cristão nasce no reino de Deus como um missionário", disse Ellen G. White. Inconveniente, muito pouco cômodo, mas terrivelmente verdadeiro. Basicamente significa que todo aquele que não se relaciona pessoalmente com Cristo, que não se deixa transformar por Ele, e não passa a amar o perdido e disposto a estar em contato próximo com ele, de modo a fazer dele um discípulo como ele foi também... bem, essa pessoa não está na igreja de Deus. 

Não está, mas ainda pode estar. Essa é minha oração por mim e por você.

Nenhum comentário: