sexta-feira, 10 de maio de 2013

Crescer é preciso


A missão da igreja e a atuação do Espírito Santo na Terra visam transformar mortos espirituais em mestres. Textos como Hebreus 5:12 (Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. - NTLH) reforçam a existência de um processo de crescimento, e seria muito bom se não esquecêssemos disso a fim de afinar nossas expectativas quanto aos outros e nossas demandas sobre eles também.
Volto a citar Jim Putman, para quem o homem vive (ou deveria viver) cinco fases:
1. Morto. A pessoa morta espiritualmente está divorciada de Deus, não quer nada com Ele, não o leva em conta em sua vida. O problema da igreja com pessoas mortas é que ela se comporta para com eles como se só fosse possível haver interação se os mortos fossem um pouco menos mortos. Deveríamos ter em mente que um homem morto age como um morto. É natural que ele fume, encha a cara, tenha ideias negativas sobre a Bíblia e sobre a igreja, tenha uma conduta sexual diferente da que a igreja prega. etc. Nenhum desses fatores deveria ser suficiente para nos fazer fugir dos mortos, porque a missão da igreja é justamente alcançá-los.
2. Nascido de novo. Aqui temos um instante, não exatamente um período. O novo nascimento é um episódio divisor de águas.
3. Criança. Temos que admitir o fato de que, para a criança, o universo gira ao seu redor. A criança está preocupada em ter a sua barriga cheia, sua fralda limpa, seu corpo aquecido. Tenho uma aqui ao meu lado enquanto escrevo isto, posso garantir. A criança não está preocupada com as necessidades dos outros. É natural que assim seja, como é natural que não permaneçamos nessa fase para sempre.
4. Jovem adulto. O jovem adulto ainda não consegue fazer as coisas de forma muito sistemática. Talvez você não confie a um jovem adulto a liderança de uma comunidade. Mas uma coisa é certa: jovens adultos costumam dar ótimas babás. Eles já podem cuidar de crianças. Eles não podem ter suas próprias crianças, mas podem dar uma ótima assistência às crianças de outros. É importante que eles trabalhem, sua energia é vital para a igreja, mas convém supervisionar sua atuação.
5. Pais (mestres). São maduros, manejam bem a Bíblia, aprenderam a orar e estão aptos a gerar filhos e aconselhar pessoas em qualquer dos outros estágios.
Quanto tempo dura cada estágio desses? Bem, aí depende do Espírito Santo, que age em velocidades distintas de caso a caso, conforme melhor Lhe convém. Relembrar dessa escala toda me faz olhar com maior condescendência para aqueles que estão para trás de mim e perceber que não posso estacionar em nenhum desses degraus, por confortável que seja, preciso continuar caminhando até o último estágio, sendo que ele também não é um platô, ele também tem uma evolução constante esperando por mim. E por você.

Um comentário:

Anônimo disse...

buy celebrex cialas Also what from this follows?