sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Deus fraco


O incrivelmente forte Hulk se aproxima de Loki, que tenta intimidar o monstrengo verde: “você não pode me enfrentar; eu sou um deus!” Hulk então o pega pelos pés e bate com ele no chão repetidas vezes, como se ele fosse um boneco de pano. Por fim o deixa no chão rachado pela violência dos golpes e dá as costas dizendo: “deus fraco.”

“Puny god” se tornou uma das frases mais conhecidas do filme “Vingadores”, talvez porque é dos lábios do algo irracional Hulk que vem esse juízo sobre o vilão da história, talvez pelo fato de que esconde o velho anseio humano de conseguir medir forças e vencer um deus. Ou talvez só porque vem depois da cena do vilão apanhando feio. Não sei precisar ao certo a razão da popularidade desse mote, mas sei que ele me persegue desde que assisti ao filme.

Racionalmente, tenho consciência de que o Deus a Quem adoro, a Quem eu manifesto obedecer e seguir, é onipotente. Intelectualmente aceito os milagres como fatos históricos: confio que o mar Vermelho se abriu, que o maná caiu do céu, que o sol parou no meio do dia, que Jesus andou sobre as águas, alimentou a milhares com poucos pães e peixes e que ressuscitou a Lázaro. Mas temo que na prática de meu dia-a-dia eu me relacione de fato com um deus fraco.

É que às vezes eu reflito em minhas fraquezas de caráter, meus traços repulsivos de personalidade, meus hábitos lenientes e indulgentes e percebo que por baixo da pele dessas coisas que deveriam ser diferentes encontro a sensação de que Deus não as pode mudar. Encontro minhas desculpas tão esfarrapadas quanto trapos de imundícia: esse “traço de personalidade herdei de meu pai, está no sangue, não tem jeito”; “Deus vai entender que estou sendo forçado a fazer isso nessa fase da minha vida, depois as coisas entram nos eixos”; “ninguém é perfeito e ninguém é de ferro. Na média sou muito melhor do que a maioria das pessoas...” Encontro essas e outras tantas. Confundo (ou finjo confundir) o fato de não querer mudar em certos aspectos com a noção, absolutamente falsa, de que é impossível mudar.

É preciso que venha alguém mais forte que o Hulk, o Espírito Santo, me tome pelos pés e me chacoalhe com força para que eu recorde que o Deus que me criou e salvou, o Deus que me mantém de pé e que mantém o fôlego de vida em minhas narinas, é o que inspirou estas palavras: “quem está em Cristo, nova criatura é”, “tudo posso naquele que me fortalece”, “sede perfeitos como perfeito é vosso pai”, “pois é Deus quem opera em nós, tanto o querer, quanto o efetuar” (II Cor. 5:17, Fil. 4:13, Mat. 5:48, Fil. 2:13). É preciso encarar com coragem o sonho de Deus a meu respeito, muito mais amplo e alto que os meus sonhos, e mergulhar nele. E mergulhar nEle.

Nenhum comentário: