sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pra ser fiel


Esta semana, fui ao posto de saúde onde minha esposa trabalha encontrá-la para pegar uma carona com ela. Para esperá-la, sentei na murada da frente do posto e fiquei observando o movimento. Na verdade, observei mesmo foi uma falta de movimento específica. Sentando sobre os quartos traseiros, um bonito vira-lata marrom de olhos claros, sem coleira ou guia, olhava para dentro do posto de saúde com evidente ansiedade, mas sem mexer um músculo. Garoava, estava frio, muita gente ia e vinha ao redor do dele com estardalhaço e ele ali, tenso e imóvel. Esperava pela dona, como pude confirmar vários minutos depois. Quando ela apontou na porta no final do corredor foi como se uma onda elétrica percorresse seu corpo, ele deu duas voltas sem sair do lugar, começou a abanar o rabo e ganir, e foi seguindo alegremente sua dona rua afora.

Acho que existe uma razão triste pela qual a fidelidade sempre nos enternece: é que ela é tão rara... O mundo é instável, as relações são precárias e sempre calcadas na troca... Quem esperaria por você na garoa, sem se mexer, com ansiedade para ver você voltar? Quem faria isso há dez anos e faria isso agora também? Espero que alguns nomes tenham vindo à sua mente.

Decerto o nome de sua mãe terá aparecido nessa resposta. Você pode esperar esse tipo de atitude dela porque já a viu antes, nas noites insones ao lado da cama e ao menos esta relação não está tão sujeita ao sabor dos ventos do tempo. Não é à toa que é com ela que Deus se compara quando quer nos fazer entender o tipo de sentimento que nutre por nós.

Segundo a minha concordância bíblica, a palavra “fiel” aparece 36 vezes nas Escrituras. 16 delas se referem a Deus. A Bíblia repete esse conceito, portanto, 16 vezes, dando origem a bordão “Deus é fiel” que está estampado em alguns carros na periferia da cidade. Duas vezes a palavra fiel é utilizada em referência a Moisés e as demais 18 vezes a palavra aparece em conclamações à fidelidade do povo de Deus, como em Apocalipse 2:10: “sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Nesse olhar panorâmico para a fidelidade na Bíblia leio que Deus mostra uma característica rara no mundo, a fidelidade, para que eu me espelhe nEle e deixe brotar a fidelidade em mim. Deus não me conclamaria à fidelidade se ela fosse algo impossível para mim da mesma forma que eu não exijo de meu filho de cinco anos que leia Tolstoi (“leia Tolstoi e dar-te-ei o submarino do Batman que desejas...”). Ao contrário, exijo dele aquilo que ele pode dar e que hoje é desenhar o número 3 de forma que não fique parecido com um “m” e guardar os brinquedos depois de brincar.

Somos instáveis e transitórios, mas Deus, que não é, estende Sua mão e diz: toque nela, segure-a, e você deixará de ser instável e volúvel. Ande comigo e aprenda de mim. Vou fazer de você fiel. Vou lhe dar a coroa da vida!

Ele está esperando por você na chuva e no frio, batendo à porta incansavelmente. Você pode responder a isso fazendo o mesmo, por Ele e por outros!

Nenhum comentário: