sexta-feira, 11 de março de 2011

Fiat lux

No princípio era o caos. A terra era "sem forma e vazia" (Gênesis 1:2), muito pior do que as imagens que nos chegam do Japão esta manhã. Bem, e como é que se dá forma e que se preenche o vazio? Qual o primeiro elemento que Deus introduz para colocar ordem no caos e propiciar a vida? "Disse Deus: haja luz. E houve luz" (v. 3). A luz é o elemento essencial para que haja ordem e para que haja vida. Depois que Deus terminou Seu trabalho, "viu que tudo era muito bom" (v. 31).

Mas logo veio o pecado e o resultado disso Isaías descreve assim: "Bramam contra eles naquele dia, como o bramido do mar; se alguém olhar para a terra, eis que só há trevas e angústia, e a luz se escurece em densas nuvens" (Isaías 5:30). Mas não será assim para sempre, porque vai chegar o dia em que, “já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 22:5).

Vivemos, portanto, entre a glória do que foi declarado "muito bom" e o retorno dessa situação. Estamos num interregno de trevas, de desordem, de negação da vida, de cessação da vida. Fomos pegos bem no meio desse breve intervalo sob o império da morte e do caos.

Mas o caos não é completo, porque Deus lança a luz sobre quem a pede. Davi entendeu isso: "Tu, SENHOR, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas" (II Samuel 22:29). Tínhamos, portanto, alguns clarões esparsos de luz, mas era pouco. Então a luz veio e andou entre nós: "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida" (João 8:12).

Infelizmente, essa situação também era temporária. Jesus mesmo advertiu: "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo"
(João 9:5).

Ele morreu, ressuscitou e então ascendeu. Mas e aí? As trevas voltaram a imperar absolutas depois disso? Bem, não deveria ser assim. Não, porque Ele disse: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte" (Mateus 5:14).

A luz mais forte dividiu-se em milhões de luzes menores para que o mundo não esteja em trevas. Ao encontrar-se pessoalmente com Jesus, você não está mais na escuridão. Ao contrário,”porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha” (I João 2:8). E o que você faz com a luz que recebeu? Você deve multiplicá-la por onde passa, porque assim ela fica cada vez mais forte.Espanta as trevas. Espanta a morte.

Você foi chamado para ser o remédio para o caos e para a morte. Você foi chamado para reintroduzir vida onde a morte insiste em imperar. Você foi chamado para uma vocação muito, muito mais alta do que as vãs pompas deste mundo.

Levante-se e brilhe.

Nenhum comentário: