sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Para que se prolonguem os teus dias

Qual é a frase que você mais ouviu na infância? O que você gostaria de dizer aos seus pais e nunca disse? Perguntas delicadas, não?

O quinto mandamento diz que devemos honrar o pai e a mãe. Curiosamente, é o único dos dez que vem acompanhado de uma promessa: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12). A leitura tradicional desse mandamento vê nele a imposição de um comportamento baseado em uma hierarquia indiscutível; pais e mães têm prevalência e precisam ser honrados pelos filhos porque Deus disse que assim tem que ser e ponto final. Mas, se é assim, qual seria a relação do mandamento com a promessa embutida nele?

Salomão escreveu que “O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos” (Provérbios 17:22). Ou seja, a mágoa e o ressentimento minam a energia vital, nos fazem murchar e secar. Poderíamos dizer que a mágoa e o ressentimento encurtam os dias que temos, interferem negativamente em nossa longevidade.

Talvez, então, eu não estivesse lendo o 5º mandamento da forma correta. Se a atitude de honrar o pai e a mãe é uma ferramenta para o prolongamento dos dias do filho, a razão de ser do mandamento pode estar na proteção desse contra os muitos traumas que comumente florescem da conturbada relação de pais e filhos. Não se trata, assim, da formação de uma hierarquia para benefício dos pais, mas de uma estratégia terapêutica para os filhos.

A responsabilidade de ser pai é avassaladora e a verdade é que nem sempre se acerta a mão. Os pais são as figuras mais importantes na mais importante das fases da vida, quando se delineia o caráter e a personalidade de cada criança. Como somos naturalmente falhos e imperfeitos, daí decorre uma série interminável de traumas e bloqueios psicológicos que muita gente carrega pelo resto da vida. Por isso é comum haver desconforto e até explosões emocionais quando perguntados sobre a frase mais comum da infância ou o que diríamos aos pais ou qualquer outra coisa do gênero.

Honrar pressupõe perdoar e respeitar. Se você tem cicatrizes e barreiras construídas em seu peito há muito, muito tempo, saiba que Deus não está sugerindo apenas; ele está mandando que você perdoe, que honre. Porque Ele quer que você viva mais e melhor.

Nenhum comentário: