sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A terceira alternativa

E aqui estamos nós mais uma vez, pasmos com o que a televisão nos mostra, sem palavras ante a violência do que nossos olhos vêem. O rio e a montanha atravessam casas, derrubam prédios, soterram famílias inteiras. Nós estamos um pouco anestesiados contra a dor alheia, que visita nossos lares através dos noticiários todo santo dia, mas a tragédia na zona serrana do Rio é mais um chacoalhão para nos sensibilizar quanto ao sofrimento de nosso semelhante. E, claro, para nos lembrar que somos seres muito vulneráveis.

No dia 20/07/2007 eu escrevi aqui a pretexto do acidente do avião da TAM no aeroporto de Congonhas. Eu peguei aquele mesmo vôo no dia seguinte, então o sofrimento das famílias enlutadas me era especialmente sensível, porque por um detalhe de agenda poderia ser eu lá. Eu refletia que, quando coisas assim acontecem e somos lembrados de forma violenta de nossa fragilidade e do tanto de coisas externas a nós de que somos dependentes para continuarmos tocando nossa vida, temos três alternativas: nos desesperar e viver ansiosos é a primeira e talvez a mais comum.

Mas talvez você não ache essa uma boa opção. Bem, para não ser um desesperado, com medo até da sombra, vivendo de forma intranquila e nada saudável, você tem as outras duas opções: a primeira é que você pode ser um otimista. O otimismo tem a ver com temperamento com um esforço de autossugestão. Você fica repetindo para si mesmo que tudo vai acabar bem. Os livros de autoajuda adoram essa saída.

Particularmente eu prefiro a terceira: você pode ter esperança. Esperança não tem nada a ver com temperamento nem com sugestionamento, mas com a confiança no autor de uma promessa. Nasce do relacionamento com alguém que prova ser confiável.

Jesus Cristo disse que teríamos muitas aflições enquanto o pecado é a ordem do dia nesta Terra. Disse também que esse tipo de evento se multiplicaria quando estivesse próximo Seu retorno, em gravidade e em frequência, como as dores de parto. Mas a última coisa que Ele disse é que um dia o pecado seria defenestrado e no lugar haveria o tipo de mundo que Ele sonhou para nós. Uma realidade em que Ele “enxugará de nossos olhos toda lágrima”.

Olhando as cidades devastadas, cobertas de barro, as cenas de rios derrubando casas inteiras, os corpos em sacos plásticos pretos, pense nas três opções que você tem e considere com carinho a terceira. Caso você dê uma chance a Jesus e comece a passar tempo com Ele, vai experimentar o quão confiável Ele é. Você vai ter esperança na promessa. Você vai ter paz nesse nosso ambiente instável e vai viver feliz.

Nenhum comentário: