sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Holocausto

No monte do Sinai Moisés recebeu de Deus muito mais do que apenas as tábuas dos dez mandamentos; recebeu um sistema religioso inteiro. Esse sistema envolvia uma série de ritos, festas e sacrifícios que abrangiam celebrações e formas de adoração tanto individuais quanto coletivas e tanto episódicas quanto regulares e cotidianas. Dentre as formas de sacrifício que Deus instituiu, havia sacrifícios de cereais, sacrifícios pelo pecado, sacrifícios de gratidão e os holocaustos.

O nome hoje é sinônimo do genocídio de judeus e ciganos perpetrado pelos alemães na II Guerra Mundial, mas como era esse sacrifício para os israelitas? Bem, o holocausto é a primeira forma de sacrifício sobre a qual o Levítico fala. Há duas diferenças básicas do holocausto para os sacrifícios pelo pecado: a primeira, é que o animal trazido em sacrifício era totalmente queimado no holocausto. Na oferta pelo pecado, apenas algumas partes do animal eram queimadas no altar.

No holocausto o animal se consumia, portanto, integralmente. Suas porções nobres e suas partes mais impuras eram todas queimadas no fogo do altar, distante alguns metros do trono de Deus que estava no Santíssimo.

A outra diferença é que o holocausto não tem qualquer motivo indutor. O sacrifício pelo pecado era ofertado, claro, quando havia pecado; o holocausto não. Não havia uma razão específica para fazê-lo. O adorador fazia porque queria.

Assim como o holocausto, você entrega sua vida a Cristo porque quer. Ele “está à porta” e bate, Ele convida, mas cabe a você aceitar ou não. Nesse sentido, o holocausto me ensina que não faz sentido eu aceitar o convite, eu trazer o sacrifício, mas entregar apenas uma parte dele. Não faz sentido eu chegar até o altar e depositar nele dez minutos de meu tempo diário, mais, quem sabe, duas ou três horas de um dia específico da semana, mais talvez dez por cento da minha renda, algumas preferências de meu paladar e umas duas formas de lazer. Se Jesus tivesse feito algo assim, não teríamos sido salvos naquela cruz. Ele não entregou apenas parte de Si.

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremais 29:13). Todo.

Nunca seremos as novas criaturas que Ele sonhou se entregarmos apenas retalhos e fragmentos do que somos. Ele não poderá nos transformar se não votarmos nossa vida em holocausto completo perante Deus.

Que neste ano novo você permita que Deus tome cada mínima porção do que você é e do que você tem. E que sua vida suba como um cheiro suave para a eternidade afora.

Nenhum comentário: