sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Voltando e descansando II

Não apenas contra o cansaço endêmico de nossos dias, mas contra outros males igualmente universais como solidão, desesperança, frustração, sensação de falta de sentido e angústia pelo que virá, existe salvação. “Voltando e descansando sereis salvos” (Isaías 30:15) é a garantia assinada pelo próprio Deus.

A palavra voltando me ensina uma verdade um tanto amarga: não dá para ter salvação sem uma mudança de direção. Não é possível ser salvo e continuar na mesma marcha, para o mesmo destino, seguindo a correnteza desse mundo. Escolher o remédio para todas aquelas patologias da alma implica em aceitar mudar o curso. E mudar o curso implica em, quem sabe, mudar o tipo de lazer predileto, mudar a forma de emprego do tempo, coroar outro tipo de prioridades na vida. Tudo isso seguindo orientações de Alguém, sem mais confiar no próprio coração para determinar as escolhas dessa vida. Voltando quer dizer que um retorno é necessário. Para sentimentos da infância, para valores do passado, para o ideal de Seu Criador a seu respeito.

Mas, se voltando encerra uma verdade desconfortável, descansando é um baita consolo, para contrabalançar benção e responsabilidade, um binômio sempre presente nas Escrituras. Isaías não diz que quando formos salvos descansaremos. Diz que o processo de salvação é um processo de descanso.

Assim, não precisamos espernear para sermos salvos. A salvação acontece fora da gente e só precisamos voltar, olhar para o lado de onde vem o socorro, ou seja, para o alto. Como todo pai que ama perdidamente seus filhos, Deus não gosta de vê-los estafados e sobrecarregados. "Vinde a Mim os cansados e oprimidos" foi o que disse quando chegou tão perto que não poderíamos não ouvir. Descanse – é Seu recado. Descanse enquanto é salvo. Pode haver uma tormenta enorme lá fora, as coisas podem estar escuras, o horizonte pode estar especialmente incerto nesta manhã. Pode haver coisas mal resolvidas com certas pessoas, pode haver a dor de uma injustiça. Pode haver uma cruz muito pesada para carregar ou o vão de uma ausência especialmente dolorosa. Não importa - a consciência de que o Salvador está por perto pode ser um porto seguro de descanso, mesmo aqui, mesmo antes de todas as coisas se resolverem.

Na calma e na confiança estará sua força, é o jeito que termina Isaías 30:15. Porque se minha salvação vem com um retorno e descanso, sei que fortes não são os que apregoam poder mudar as coisas, mas aqueles que aprendem a confiar.

Faz-nos fortes, Pai.