sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sugestão de resposta a uma pergunta crucial

- Quer uma carona? perguntou inclinando-se para olhar o outro pelo vidro do carro. O outro hesitou um pouco mas respondeu:

- Olha, vou ser bem sincero contigo: esta caminhadinha diária até em casa é o momento que eu tenho separado para orar. Eu tava aqui tendo uma conversa deliciosa com Deus. Acho que vou continuar na pernada mesmo, obrigado!

- E se – perguntou o motorista, depois de passada a vez dele de hesitar um pouco – eu pedisse pra você me ensinar a fazer essa coisa aí?

- Bom, acho que aí é diferente. Abriu a porta e acomodou-se apertando a mão do vizinho – O que você quer saber?

- Acho que tudo. O que é oração, como é que eu faço... tudo.

- Bom – depois de respirar fundo – sabe que tem na Bíblia, no livro de Isaías, que viveu uns mil anos antes de Jesus, uma profecia sobre o nascimento de Jesus? Há várias, aliás. É como se no ano 1000, lá antes da Idade Média, alguém escrevesse num livrinho que você ia nascer, desse o ano do seu nascimento e dissesse seu nome. Essa profecia específica que eu tô dizendo, diz que o nome da criança que ia nascer de uma virgem seria Emanuel, que quer dizer "Deus conosco". Aí a profecia não está errando o nome de Jesus, está é definindo sua missão. Jesus ser o "Deus conosco " significa que Ele veio aqui pra gente saber como é Deus de verdade. Deus conosco significa que olhando pra Jesus a gente aprende quais são as prioridades de Deus, como Ele trata as pessoas, quais os sentimentos dEle em relação a nós, o que Ele acha importante de verdade. E diz que Ele está ao alcance. Você entende o que isso significa? (olha a lombada!) Significa que Deus, embora tenha um poder absolutamente incompreensível – Ele mostrou um pouquinho nos muitos milagres que fez – resolveu Se fazer acessível a nós! Mais que isso, Ele veio atrás da gente. A gente virou as costas para Ele e Ele não deixou a coisa acabar assim. Ele fez uma loucura pra estar perto de mim, pra estar perto de você. Ele fez a coisa mais louca para garantir que você possa estar perto dEle já agora, aqui. Se você tem essa idéia de Deus na cabeça, você já pode imaginar o que é orar.

- ...

- Como você se dirige a alguém que, embora sendo muito melhor que você, é plenamente acessível? Mais que isso: seria certo você deixar de se dirigir para alguém assim?

- Mas eu não sei as palavras...

- Diz pra Ele. Diz: Deus, eu não sei como falar com o Senhor. Me ajuda. É uma bela primeira oração.

- "Diz pra Ele..." – o motorista ficou repetindo isso algum tempo depois que o vizinho se despediu prometendo continuar a conversa oportunamente. No vão entre as palavras, ele pressentia, havia uma revolução a caminho.

Nenhum comentário: