sexta-feira, 4 de março de 2016

As primeiras palavras

"Deixe assim por enquanto", foram as primeiras palavras de Jesus registradas na Bíblia, "convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça" (Mateus 3:15). João Batista dizia que não fazia sentido ele, um pecador, batizar Jesus e essa foi Sua resposta.

O pastor José Carlos Ramos ontem me chamou a atenção para as primeiras frases de Jesus registradas em cada evangelho. Esse primeiro registro das palavras de Jesus, encontrado no evangelho de Mateus, me relembra minha própria impossibilidade/incompetência/impotência para guardar "toda a justiça". Nesse tempo em que ficam escancaradas as muitas faltas de nossos líderes, sou confrontado com o fato de que, guardadas as devidas proporções, também eu tenho dificuldades com esse negócio de integridade. Está no DNA, impregnado na raça à qual pertenço. Jesus, contudo, estava desde o princípio de Sua missão focado em cumprir "toda a justiça". Toda. E isso envolvia ter a experiência que cada um de nós precisa ter, a começar pelo batismo. 

As primeiras palavras de Jesus registradas por Marcos são igualmente significativas: "O tempo é chegado... o Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas"(1:15). Notem que o tempo chegou antes do Reino. O tempo chegou quando o Reino ainda estava próximo. O Reino é precedido por um tempo para arrependimento e para exercitar a fé. E quando Jesus diz isso é olhando no fundo do seu olho, meu amigo: o tempo chegou para você também.

As primeiras palavras de Jesus registradas por Lucas acontecem antes, quando Ele tem apenas 12 anos e seus pais o encontram no templo. "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?" (2:49). Por outras palavras, Ele pergunta a José e Maria a razão de o procurarem tanto em outro lugar que não no mais óbvio.Você pode questionar se o templo da igreja hoje é o equivalente ao templo dos tempos de Jesus e eu vou dizer que não. A igreja é. Aquilo que o templo significava foi transferido para a coletividade de pessoas que manifestou crer em Jesus. Muita gente tem confessado desconforto com a igreja, mas ela continua sendo o instrumento usado por Deus para refletir Jesus e para propiciar o encontro mais substancioso com Ele. Se você quer cumprir toda a justiça através do poder dEle, se quer aproveitar o tempo que ainda lhe resta para experimentar o arrependimento e exercitar a fé, não pode ignorar a igreja.

Dois discípulos de João Batista seguiam Jesus e Ele virou-se para eles e perguntou: "O que vocês querem?" e essas foram as primeiras palavras de Jesus registradas por João (1:38).

É olhando fundo nos seus olhos que Ele hoje pergunta: o que você quer? Você quer encontrá-lO? Você quer integridade afinal? Quer aproveitar o tempo que tem?

Meu maior desejo como pai é que meus filhos queiram coisas boas. Intuo que Jesus olha para mim e para você com o mesmo tipo de desejo. O que você quer?

Nenhum comentário: