sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Sua herança e seu legado

Na porção "x-rated" da Bíblia encontra-se a história de Diná, filha de Jacó que saiu para conhecer as mulheres da região de Siquém e acabou violentada por ninguém menos que o príncipe do lugar. O rapaz, profundamente apaixonado, quis consertar as coisas casando com a moça. Seus irmãos fingem que aceitam a proposta sob a condição de que toda a cidade de Siquém fosse circuncidada. A paixão era tanta e o príncipe de tal forma venerado no lugar que todos os homens topam e aí, quando estão debilitados pela cirurgia de fimose em condições precárias a que se submeteram, os irmãos de Diná vingam sua honra matando a todos. 

É uma história trágica porque Diná não foi favorecida propriamente em nada com aquilo tudo (ela provavelmente não pôde casar-se por já não mais ser virgem) e porque vemos os descendentes de Abraão, responsáveis por preservar o conhecimento do Deus vivo, que rapidamente se dissipava, não apenas mentindo e dissimulando, mas assassinando à traição e saqueando. 

Há um padrão aqui. Abraão mentiu duas vezes sobre a identidade de Sara, atitude que foi repetida por Isaque em relação a Rebeca e Jacó nunca foi muito apegado à verdade também, enganou o próprio pai no episódio da benção de primogenitura e sua relação com o ganancioso sogro foi sempre marcada pela dissimulação e malícia. Agora, os bisnetos de Abraão davam um passo além. Abraão teria tomado aquela atitude se pudesse prever que seu padrão de comportamento seria herdado pelos filhos e netos e desaguaria, duas gerações mais tarde, no tipo de coisas que aconteceram na história de Diná?

Uma atitude abre alas para outras tantas. O "inofensivo" desapego à verdade (do tipo "fala que eu não estou em casa") pode ser o abre-alas para outras demonstrações de relativismo com o padrão moral. É, aliás, natural que aconteça.

A bonita canção de Philips, Craig & Dean (que na versão em português teve a letra desfigurada e se chama "Senhor quero brilhar por ti") canta algo como "Senhor eu quero ser igual a você/porque ele [meu filho] quer ser igual a mim". É uma sábia oração.

Especialmente se há pequenos olhos focados em você, pense no conjunto de valores que você está transmitindo ao dono ou dona deles. Se você recebeu uma herança permissiva, peça ajuda a Deus para viver um padrão mais elevado. Inclusive em nome de sua descendência!

Nenhum comentário: