sexta-feira, 13 de novembro de 2015

no rodapé

Quero acreditar que não era só pra parecer espirituoso que eu costumava dizer que não fazia questão de uma casa com vista para o mar de vidro, no Céu, uma casa com vista para o muro serviria. Fosse qual fosse a intenção, o simples fato de a ideia me ocorrer já representava uma evolução no pensamento, já que por tanto tempo eu me digladiei com sonhos de ser o protagonista da história.

O tipo de protagonista com que eu sonhava ser mudou, claro. Já contei parte dessa história aqui. Mas mesmo quando comecei a admirar como heróis personagens na Bíblia, era em José, Daniel e Paulo que colocava meu rosto nos delírios de futuros possíveis. Os protagonistas. Os sujeitos que, segundo nossa ótica, fazem jus a um triplex com vista para o mar de vidro. Gente que, transportada para o aqui e agora, seria capaz de pregar para multidões como um Bullón ou alcançar a estatura moral de uma madre Teresa de Calcutá.

Não há problemas em eleger grandes servos de Deus como fonte de inspiração, ao contrário, mas há no evangelho um forte contingente de esvaziamento da necessidade por holofotes. Esvaziamento é a palavra, Paulo a usa para descrever Jesus, capaz de se esvaziar para vir morrer num lugar indigno. Para nos convidar a encontrar algum lugar no qual morrer também. Não é conformismo ou mediocridade, portanto, ver que seus heróis evoluem para caras como... como Demétrio.

Manja Demétrio? Na terceira epístola de João ele está falando a um tal de Gaio. Ele reclama de um certo Diótrefes, que na igreja "gosta de ter a primazia" e usa essa primazia para manipular e afastar pessoas. Na sequência João conclama Gaio a imitar o bem e é nesse ponto que aparece nosso amigo Demétrio: '"De Demétrio, porém, todos, e até a própria verdade, dão testemunho" (12). Pronto. Esta é toda referência feita a Demétrio na Bíblia.

Ele é uma nota de rodapé na Bíblia, mas que nota de rodapé! 

Eu não preciso ser o maior pregador. Eu não preciso ser o escritor mais lido, fazer os textos com maior número de likes, alcançar o maior número de seguidores. Se Deus quiser que assim seja, bem, mas se eu permanecer em Cristo de uma forma que afogue nEle meus delírios de grandeza todos, minha necessidade de construir um nome e uma reputação para mim, minhas ambições não santificadas todas... Aí eu terei respondido adequadamente à graça que já me salvou. 

Traduzindo: talvez eu só precise ser grande e protagonista aqui em casa para ser uma nota de rodapé no reino. Esta é a grandeza que vou perseguir.

Um comentário:

Sady Folch disse...

Que mensagem maravilhosa, Marco Aurélio. Obrigado por compartilhá-la. Forte abraço.