sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O método Brainerd

Qualquer grupo cristão que não esteja preocupado primeira e primordialmente em fazer discípulos está descumprindo a missão que foi dada pelo Mestre e os efeitos disso são devastadores. Essa foi a primeira grande conclusão que tirei do "Discipleship BluePrint", uma espécie de treinamento fornecido pela equipe do pr. Robby Gallaty, da Brainerd Baptist Church, em Chattanooga, no estado americano do Tennessee, sobre como implementar uma estratégia de discipulado na igreja, e que aconteceu no último final de semana.

Robby, um sujeito ainda novo (na casa dos 30) com cerca de dois metros de altura e físico de vilão sarado de filme de heróis, era viciado em cocaína quando foi resgatado por Cristo. Hoje pastoreia uma igreja vibrante com 3.500 membros e tributa essa transformação ao discipulado, essa preocupação com não apenas fazer membros de igreja, mas de formar discípulos. Alguém não se limitou a lhe dar estudos bíblicos, mas a acompanhá-lo semanalmente por anos até que ele estivesse apto a fazer o mesmo por outros. Não é por acaso que dentre os líderes de sua igreja existem outros ex-dependentes químicos e até mesmo ex-presidiários que hoje desenvolvem um ministério fantástico no bairro em que estão e também em prisões.

O modelo de discipulado que eles defendem é aquele no qual cristãos mais maduros se reúnem semanalmente com no máximo 4 outras pessoas para servir-lhes de mentor, de discipulador. O número de 3 a 5 pessoas é inspirado naquele grupo de discípulos mais próximo de Jesus, Tiago, João e Pedro, que Ele permitia participar de coisas que vedava até mesmo aos demais dos doze. Além dos encontros semanais, duas iniciativas ocupam um lugar de destaque no sistema de discipulado deles: memorização de textos bíblicos (de preferência capítulos inteiros) e formação de um diário.

A arte de memorizar há muito que se perdeu em razão das facilidades do mundo digital e com isso deixamos de experimentar os impactantes benefícios para nossa vida espiritual de ter um texto sendo repetido mentalmente dezenas de vezes. A Bíblia em áudio no carro, cartõezinhos com o texto à mão e diversas outras iniciativas podem fazer mais por nossa vida espiritual do que o consumo de duzentos sermões.

O diário é uma maneira de registrar (e com isso assimilar melhor) aquilo que foi lido nos momentos de leitura diária da Bíblia. Cada verso que chamou a atenção é destacado ali, com um comentário sobre dúvidas ou insights e o registro de decisões tomadas a partir do que se apreendeu. Sem isso, as chances de tudo o que você esteve lendo se dissipar nos minutos imediatamente seguintes é enorme.

Nas reuniões de discipulado, além de discutirem os diários de cada um da semana e de trocarem os textos decorados, os discípulos oram uns pelos outros e se fortalecem. 

A essas alturas você acumulou uma série de desculpas ou de justificativas para não colocar nada disso em prática. Que tal, antes de deixar isto aqui de lado e voltar à luta, fazer uma oração e perguntar a Deus se há algo nisso que Ele realmente deseja para sua vida? Quem sabe esta não é a verdadeira luta que você deve lutar?

Leia mais sobre o método Brainerd em http://replicateministries.org/about/ 

Nenhum comentário: