sexta-feira, 1 de março de 2013

Venham e vejam


“No dia seguinte, João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos. Quando ele viu Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram-no dizer isto e seguiram a Jesus. Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, perguntou: Que buscais? Eles disseram: Mestre, onde moras? Respondeu-lhes: Venham e vejam. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia. ... A primeira coisa que Andre fez foi achar a seu irmão Simão e dizer-lhe: achamos o Messias” (João 1:35-41).

Foi assim que começou o núcleo do que viria a ser a primeira igreja cristã. Logo em seguida João relata que Jesus aproximou-se de Filipe e disse apenas: “segue-me”, e Filipe tomou a iniciativa de chamar Natanael assim como Andre chamara seu irmão Pedro. Esses homens todos entraram para a Historia como “os discípulos” e é curioso que a última instrução dada por Jesus a eles tenha sido “vão e façam discípulos” (Mateus 28:19). Os discípulos deveriam fazer mais discípulos. Esta era a principal missão da igreja, esta continua sendo a principal missão da igreja hoje.

O problema é que tentamos seguir as ordens do Mestre utilizando outra metodologia além da que Ele mesmo usou. Nós nos aproximamos das pessoas e dizemos: você quer ser um discípulo? Então vamos fazer com você uma série de estudos bíblicos ao cabo da qual, se você concordar com absolutamente tudo, você poderá vir e juntar-se a nós.

Precisamos desesperadamente descobrir uma forma de, no século XXI, descobrir como dizer “venha e veja” e como dizer “segue-me”, “ande comigo”, “fique por perto”. Não é exatamente a sequência  de versos bíblicos que sabemos de cor que transforma pessoas distantes de Cristo em discípulos, mas a forma como todos esses versos são colocados em prática nas situações ordinárias do dia a dia. É a forma como todo esse conhecimento determina um comportamento diferente nas encruzilhadas da vida que transforma almas perdidas em discípulos do Mestre.

Ninguém consegue isso sem ter sido um discípulo primeiro. Primeiro, portanto, vá e veja. Depois convide pessoas a virem e verem elas também. 

Nenhum comentário: