sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Elogio do aniversariante

Foi por volta do século IV que o que até então havia sido uma celebração do nascimento do deus sol, a Brumália, foi adaptada para celebrar o nascimento de Jesus. Sendo as raízes do natal pagãs ou não, é impressionante que essa celebração continue efervescente 17 séculos depois. As ruas, supermercados, feiras, açougues estavam hoje tomados por uma multidão desesperada para garantir os últimos preparativos. Não se pode negar, o natal é alguma coisa especial. É uma data como nenhuma outra.

Mesmo por entre o monte de entulho que foi sendo acrescentado à data, fica lá no fundinho ainda alguma lembrança associada ao nascimento de alguém numa periferia absolutamente desimportante do império romano há mais de dois mil anos. Somente alguém muito diferente seria capaz de ser celebrado de forma tão intensa por tanto tempo. Mas diferente como? Haverá os que apontam para seus ensinos de paz e de amor, ou para seu aparente ativismo político mas nada disso isolado seria capaz de explicar a particularidade fantástica de Jesus Cristo. A Bíblia, contudo, pode.

Ela diz que Jesus é nosso substituto na pena do pecado (“— Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29). Mas não é só isso. Ela diz que Ele é a melhor terapia que existe (“— Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28). Mas é mais que isso. Ela diz que Ele garante que a morte física não será o fim da história (“Então Jesus afirmou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” João 11:25). Mas é mais que isso. Ela diz que Jesus nos garante mais do que simplesmente a sobrevivência, Ele dá sentido à vida (“Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa” João 10:10). Jesus é mais do que isso, contudo. Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) e nos confere uma paz muito superior à que o mundo tenta nos vender (João 14:27). Jesus é tudo isso e muito mais e tem sido muito mais em minha vida. E, se Seu nascimento foi importante há dois mil anos atrás, não pode se comparar com o impacto que terá quando nascer no seu coração.

“Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.” (Apocalipse 3:20).

Feliz natal, @migos!

Marco Aurelio Brasil, 23/12/11

Nenhum comentário: