sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quem pergunta quer ensinar 4

Outra pergunta interessante de Deus aparece lá em Jonas. No capítulo 4, duas vezes Ele lhe pergunta “é razoável essa tua ira?” A primeira vez (Jonas 4:4) é quando Jonas se revolta por Deus haver desistido de destruir Nínive ao vê-la arrependida. Jonas chega a pedir para Deus matá-lo. A segunda (Jonas 4:9) é quando morre a planta que havia nascido ao lado da cabana de Jonas e que lhe fazia uma sombrinha benfazeja.

Aqui, nitidamente, a intenção do questionador não é conseguir alguma informação, mas provocar uma reflexão necessária. Na primeira vez Jonas não responde nada, apenas sai da cidade e faz uma cabaninha, como quem diz: vou ficar aqui até Deus mudar de ideia outra vez. Na segunda ele não aproveita a chance dada por Deus para refletir melhor. Ele responde: sim, é muito razoável a minha ira (verso 9)! Na sequência Deus mostra o quão irrazoável era sua ira. Argumenta que Jonas estava irado pela morte de uma aboboreira mas estava louco para ver a morte de mais de 120 mil pessoas e muitos animais.

A ira de Jonas nasce do fato de ele ter expectativas muito firmes a respeito de Deus. Ele quer que Deus aja de uma forma específica. Qualquer coisa fora dessa moldura que ele tem na cabeça lhe parece inaceitável. Ele prefere morrer a ter de lidar com a ideia da existência de um Deus diferente do que ele entende que é o correto ou adequado.

Os discípulos de Jesus também alimentavam expectativas erradas a respeito dEle e por isso caíram em depressão profunda quando tudo aconteceu de forma diferente, e o fato é: as coisas acontecem de forma diferente da que esperamos muito frequentemente! As coisas não saíram como José havia planejado; de repente ele era um escravo no Egito. As coisas não saíram como Saulo havia planejado; de repente ele era um apóstolo perseguido, apedrejado e por fim aprisionado e decapitado. As coisas não saíram como Pedro havia sonhado, nem como Moisés havia planejado e absolutamente nada tinha acontecido como Daniel costumava fantasiar em sua infância lá em Jerusalém.

Quando algo sai do trilho que você deseja e acha que merece ou que é mais justo, Deus pergunta: é razoável essa tua ira? Você não deveria reagir de forma coerente com o fato de que Eu sou Deus e você não é?

Deixe Deus ser Deus. Ele é muito melhor do que você nisso!

Nenhum comentário: