sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quem pergunta quer ensinar 2

A segunda das curiosas perguntas que Deus faz e que estão registradas na Bíblia aparece logo no capítulo seguinte, Gênesis 4:7: Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? E por que está descaído o teu semblante? Caim estava furioso porque Deus havia aceito o sacrifício de Abel e não o dele.

Abel havia sacrificado aquilo que Deus havia exigido, um cordeiro, como lembrete de que a solução para o problema da humanidade envolvia a morte de um inocente. Caim levou frutas de seu pomar. Não havia problemas em levar algo que Deus não havia pedido. Ele gosta de tudo que levamos a Ele, como gostou do vidro de alabastro caríssimo que foi derramado em seus pés na casa de Simão. O problema é deixar de levar aquilo que Ele solicita. Caim não levou, se enfureceu e Deus arrazoou com ele: é razoável você se enfurecer por isso?

Mas a pergunta vital de Deus para Caim aparece depois que ele assassina Abel: Onde está Abel, teu irmão? (verso9). Deus sabia muito bem onde Abel estava, não precisava da resposta de Caim. O que Ele queria com a pergunta? E por que não perguntou apenas onde estava Abel, mas acrescentou “teu irmão”? Ao pensar no que responderia, Caim seria forçado a se dar conta do que fizera: assassinara um homem; e a quem fizeram: o homem era seu irmão! Ao perguntar aquilo Deus parecia querer que Caim admitisse o tamanho da atrocidade que havia cometido e para a qual estava avisado pelo próprio Deus.

Caim respondeu: acaso sou eu guardador do meu irmão? Ele escolheu ignorar o fato, insistir na tentativa de enganar o próprio Deus.

Bem, hoje ainda Deus sai ao nosso encontro e nos pergunta “onde está o teu irmão?” Podemos imitar Caim. Podemos dar de ombros e dizer “ema, ema, cada um com seus problema”. Podemos ignorar que fomos chamados para pertencer a um corpo, um corpo no qual nenhum membro esquece a existência do outro membro. “Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras.Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela.” (I Coríntios 12:25 e 26).

Ou podemos fazer diferente, porque Caim não é uma boa pessoa para ser imitada. “Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora... Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, dêem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos.” (I Tessalonicenses 5:11 e 14).

Onde está o teu irmão? Aquele que costumava sentar perto de você na igreja, talvez? Onde está?

Nenhum comentário: